sábado, janeiro 21, 2012

Janeiro, mês da festa de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu-PE

Todo tacaratuense, onde quer que se encontre, no mês de janeiro sente o coração bater mais forte, ao se lembrar da tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde. É um evento que esta marcado há muitos anos, desde que a nossa cidade passou a sediar a paróquia da sua Padroeira e que arrebanhou grande quantidade de devotos de toda a região do estado e dos estados vizinhos. É uma festa que não passa despercebida, tanto pelos filhos da terra quanto pelos devotos e turistas, que criaram um elo de ligação tanto pela cidade quanto pelo seu povo que tem o dom de cativar àqueles que vêm nos visitar, principalmente nessa época do ano.

Não sei como é o sentimento da nova geração e da anterior mas, no meu caso, com a experiência de longos anos vividos fora da querida terra natal, sempre senti um grande vazio a cada janeiro passado distante e impossibilitado de estar presente a essas festividades. Ir a Tacaratu é para mim, tanto quanto para meus conterrâneos que vivem em cidades distantes, uma renovação de alegria. Encontrar familiares, parentes, amigos e rever o torrão natal é sempre um prazer que não tem comparação.

Todas as vezes que retorno à minha terrinha, escondida entre as serras que lhe circundam, sinto a mesma emoção como aconteceu da primeira vez que a ela retornei, após meus primeiros anos de ausência. E, vindo pela estrada de Petrolândia, à medida que se vai subindo o planalto em direção à Folha Branca, o coração vai se apertando e uma ansiedade aos poucos envolvendo toda a minha alma ate o primeiro impacto ao avistar a torre amarela da nossa saudosa igreja matriz. É uma sensação de alegria, de alívio, de emoção, ate o desfecho marcante do primeiro abraço recebido de quem esta à espera. Aí tudo se transforma, tudo é pura emoção, é uma festa particular, é uma explosão de alegria que invade todo o meu espírito. A partir desse instante, cada recanto visitado, cada cenário, cada encontro com pessoas queridas, são parte do grande acontecimento - O Retorno à Terra Natal.

Para finalizar minha narrativa, gostaria de lembrar a todos aqueles que estão indo para assistir a mais esse grande evento, que não se esqueçam de homenagear à principal Personagem da Festa - Nossa Senhora da Saúde, que estará abençoando a todos os seus filhos e devotos que vierem prestigiar a sua Grande Festa. Que Ela, nossa Santa Padroeira, nos proteja e abençoe a todos. E assim, rogamos para que esse grande acontecimento de Fé e Devoção transcorra na mais completa e absoluta Paz e Tranqüilidade.

Gê Carvalho/Tacaratu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário