Publicidade

BLOG ENTREVISTA O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA, FABIANO MARQUES


Logo após a sessão solene realizada na Camara Municipal de Petrolândia na ultima quarta feira, o blog entrevistou o presidente daquela Casa, o vereador Fabiano Marques. Ele fala sobre o evento, sobre a gestão do Prefeito Lourival Simões, e sobre as eleições 2012. Fabiano Marques está no seu terceiro mandato de vereador, e é um dos nomes especulados para compor a chapa de vice do Prefeito Lourival Simões. Acompanhe abaixo detalhes da entrevista.



Assis  Ramalho: Fabiano, qual a avaliação desta sessão solene de inauguração da reforma e ampliação do prédio sede e anexo, e a promulgação da nova Lei Orgânica do Município?

Vereador Fabiano Marques:  Hoje estamos alegres. Em primeiro lugar, quero falar da nossa nova Lei Orgânica, que foi promulgada depois de vinte e dois anos. O que é que quer dizer isso? Quer dizer, Assis, que a antiga Lei Orgânica do município de Petrolândia, praticamente estava inconstitucional, estava em desuso. Basta lhe dizer que talvez o único exemplar da Lei Orgânica do município existia na Câmara uma cópia, onde se qualquer cidadão chegasse e pedisse para verificar uma lei, para ver se estava valendo, ninguém iria saber explicar, porque tinha muitas emendas, emendas que confundiam o povo. Então eu, junto com nossos colegas vereadores, resolvemos dar um basta e resolvemos botar a mão na massa. E nós tinhamos dois caminhos a seguir: um era o mais fácil, que era simplesmente contratar uma consultoria, pagar um bom dinheiro, onde eles iriam elaborar uma lei orgânica, talvez até de um outro município, que mudasse só o nome de, por exemplo, Caruaru para Petrolândia. Mas nós não queríamos isso e resolvemos ir no caminho certo, pelo caminho mais difícil, que foi formar uma comissão de assessoria juridica da Câmara, da Prefeitura Municipal, como também o mais importante que foram os segmentos da sociedade, que foi ouvida também. Começamos aí uma verdadeira maratona de reuniões no ano de 2010. Mastigamos, olhamos o que o povo queria para Petrolândia, olhamos aquilo que era bom, como, por exemplo, na lei antiga se dizia que existia cota para negro, cota para índios, e nós tiramos tudo isso, porque entendemos que todos são iguais. O Brasil é um país tropical, um país de várias raças e todos têm os mesmos direitos. Então hoje nós todos estamos orgulhosos de sermos vereadores constituintes e participar deste processo. Estamos entregando uma Lei Orgânica novíssima e, inclusive, com uma grande abertura para uma grande participação da população. Estamos entregando uma Lei Orgânica, talvez a mais inovadora do País.

Assis Ramalho: E em relação à reforma e à ampliação do Anexo da Câmara, foi preciso muita coragem e determinação sua e dos demais vereadores, verdade?

Vereador Fabiano Marques: Foi muito importante esta colocação sua, porque hoje é uma grande alegria nossa estar entregando as instalações novas da Câmara de Vereadores de Petrolândia. Porque na verdade não estamos reformando nada para nós, vereadores, porque nós estamos ali de passagem. Mas a câmara vai ficar, que é propriedade do povo de Petrolândia. O poder nasce do povo e essa Câmara talvez seja uma das cinco mais bem equipadas do Estado de Pernambuco.

Assis Ramalho: Cite as principais benfeitorias que foram feitas na Câmara.

Vereador Fabiano Marques:  Eu vou tentar lembrar das principais, como por exemplo, o plenário da Câmara que antes tinha capacidade para setenta pessoas, e hoje a capacidade é de quatrocentas pessoas sentadas confortavelmente e o ambiente é climatizado. Nós construímos mais dois depósitos na Câmara, uma sala de reunião para cerca de setenta pessoas, toda equipada. Construímos também um amplo estacionamento, coberto e moderno, para cerca de 16 veículos. Entre outras coisas, assinamos convênio com os Correios para dar mais agilidade às correspondências da Câmara, assinamos convênio com a Prefeitura de Petrolândia, que, por sinal, o Prefeito Lourival (Simões) tem sido um grande parceiro nosso nesta nossa admistração, e se não fosse ele, talvez nós não tivéssemos chegado onde chegamos. Nós implantamos um novo sistema de som na nossa Casa, um novo sistema de segurança eletrônica, também um novo sistema de Internet para dar mais suporte aos trabalhos dos nossos colegas vereadores. Nós mobiliamos todos os gabinetes com computadores, com impressoras. Nós adquirimos uma moto nova para dar prosseguimento aos trabalhos da Casa, convocamos dois concursados para dar cumprimento à lei, trocamos todo o piso da cerâmica antigo por um novo, criamos a Galeria dos Ex-Vereadores e dos atuais, e uma coisa muito importante: nós criamos uma pasta na Internet que eu queria que você divulgasse no seu blog, a nossa pasta da internet  www.camarapetrolandia.pe.gov.br que é para dar mais transparência (aos atos da Câmara). Quando a população clicar, vai encontrar o histórico de cada vereador, as proposições de cada vereador, vai ver as contas da Câmara, os eventos da Câmara, e o que está sendo feito pelos vereadores desta cidade.

Assis Ramalho: Hoje também tivemos a Câmara homenageando o ex-vereador Pedro Cavalcante da Silva (já falecido), dando o seu nome ao plenário.

Vereador Fabiano Marques:  Nós aproveitamos o embalo para fazer esta homenagem ao ex-vereador Pedro Cavalcante da Silva, o nosso querido Petro. Por que, Assis? Porque não teve nada de puxar para um lado ou para o outro, porque se você for reunir os fatos, você vai ver que ninguém melhor do que “seu” Petro para representar o Legislativo do município. Por quê? Porque ele foi vereador por dois mandatos, seu genro, Lourinho, foi vereador por mais seis mandatos, e seu neto, Luciano de Lourinho, foi vereador por dois mandatos. Então, foram nada mais, nada menos do que dez mandatos da família aqui na Cidade. Então nada mais justo do que uma homenagem desta, porque a gente precisa homenagear a Câmara com nome de ex-vereador, como, por exemplo, homenageamos o ex-vereador Padinho com uma sala de reunião de nossa Câmara, está lá o nome dele na placa, porque nós entendemos que é preciso homenagear pessoas que realmente passaram por aquela Casa. O nome de um ex-prefeito você bota em um colégio, no palácio da Prefeitura etc.

Assis Ramalho:  Estamos iniciando mais um ano. Faça um balanço dos 3 anos que passaram e do ano que está começando, sobre a admistração do Prefeito Lourival Simões.

Vereador Fabiano Marques: Assis, nosso Prefeito tem correspondido às expectativas da população. O ano de 2009 foi muito difícil, não só aqui em Petrolândia, como em todo o país. Petrolândia sofreu, mas, graças a Deus, a partir de 2010 nós alavancamos. Eu me lembro que na cerimônia de posse em 2009, quando Lourival Simões assumiu o mandato, eu disse uma coisa importante. Eu disse que Marquinhos era meu grande amigo, que foi um Prefeito que muito fez por Petrolândia, e um dos melhores de Petrolândia, mas que na frente dele eu disse, não fique com ciúmes, mas eu quero que Lourival seja melhor do que você. Por que eu disse isso? O que é que a população espera cada vez de um município, é que melhore cada vez mais. Nós somos ambiciosos. Sou eu, é você, são todos. Eu gosto de dar um exemplo disso: quando você não tem nada pra andar e compra uma bicicleta, você fica satisfeito, mas logo quer comprar uma motinha. Compra a moto, mas logo você diz: “a moto está boa, mas agora eu quero um carrinho”, e essa é uma ambição sadia. Depois que Dr. Simões assumiu a Prefeitura o povo aprendeu a reevindicar cada vez mais, e isso é sadio. Uma vez o ex-presidente Lula falou que o povo nunca deixasse de cobrar dos políticos, porque na hora que deixasse de cobrar, eles iriam achar que já tinham feito tudo, e aí iriam parar de trabalhar. Então, voltando para o nosso município, dando continuidade ao que Dr. Simôes começou, e que Marquiunhos continuou, Lourival vem melhorando aquilo que se pode melhorar em Petrolândia.

Assis Ramalho: Fabiano, o Prefeito Lourival Simões já confirmou no meu programa de rádio e neste blog, que é candidato a reeleição. E o vereador Fabiano Marques? Vai concorrer novamente a mais um mandato de vereador ou vai ser vice na chapa do Prefeito, já que o seu nome é um dos especulados?

Vereador Fabiano Marques: Assis, na verdade eu já sabia que você iria fazer esta pergunta, mas no momento eu sou candidato a continuar fazendo um bom trabalho à frente da Câmara de Petrolândia até o dia 31 de dezembro de 2012, que é esse o meu compromisso que eu assumi com meus colegas vereadores. Agora, se você me perguntar a que eu vou ser candidato, eu tenho que lhe dizer o seguinte: eu sou um soldado do meu partido (PR) e, no momento, no nosso grupo só temos um candidato nato que é o Prefeito Lourival Simões que vai concorrer à reeleição pra fazer mais quatro anos de bom trabalho no nosso município. O resto, Assis, é especulação.

Assis Ramalho: Fabiano, obrigado pela entrevista, e fique à vontade para suas palavras finais.

Vereador Fabiano Marques: Eu quero agradecer também a você pela cobertura que você vem dando aos trabalhos da câmara, você que é uma pessoa que veio a calhar no seus trabalhos de cobertura das coisas de Petrolândia. O seu trabalho beneficia a toda a população do Município. Muito obrigado a você.

Comentários

Publicidade