segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Petrolândia: Secretário Fabinho comenta sucesso da III Exposhow, em entrevista a Assis Ramalho

Fábio Menezes (Fabinho), Secretário de Agricultura de Petrolândia

Realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, com apoio do Governo de Pernambuco, Sebrae-PE e Banco do Nordeste, a III Exposhow (Feira de Tecnologia da Agricultura Familiar), aconteceu de 9 a 11 deste mês, no Parque João Pernambuco.

A programação incluiu torneio leiteiro, shows e negociações nos estandes institucionais.

Após a entrega das premiações do Torneio Leiteiro, nossa reportagem conversou com o Secretário de Agricultura da Prefeitura de Petrolândia, Fábio Menezes (Fabinho). Na entrevista, o secretário demonstrou satisfação com o sucesso da exposição. Acompanhe abaixo a entrevista.

Assis Ramalho: Qual a avaliação que você faz deste terceiro Exposhow, o qual teve o seu encerramento agora? Bom dia!

Fabinho: Bom dia, Assis! é um prazer falar com você, e dizer da satisfação de ter realizado a terceira Exposhow, a feira de tecnologia da agricultura familiar de Petrolândia, você que nos acompanha há muito tempo, e sabe da nossa luta no Município, iniciamos tudo isso no centenário de Petrolândia, que foi a nossa primeira exposição, com aquela luta toda, não tínhamos ainda ajuda de patrocínio, e realizamos uma pequena feira, mas com grande seriedade e, graças a Deus, o nosso gestor, o Prefeito Lourival Simões, nos deu todo apoio para realizar o nosso primeiro evento que foi no ano de 2009, e com aquele êxito que tivemos, realizamos no ano passado a segunda, que foi uma feira que ficou entre as dez primeiras no estado de Pernambuco, e entre as melhores do Nordeste, e esse ano estamos encerrando hoje a nossa terceira Exposhow com um resultado excelente, não só pra Petrolândia, mas pra nossa região. Foi uma grande exposição, ontem [sábado, 10] mesmo tivemos uma confraternização no Clube Velho Chico, com foi dito no ano passado pelo Prefeito Lourival Simões, que iria fazer esta confraternização, já que se trata da ótima exposição do Estado de Pernambuco, e esses criadores que se deslocam de suas cidades pra estar nestes segmentos de agropecuária, e ontem foi dito pelo representante do Governo do Estado (de PE) que Petrolândia hoje está no patamar das cinco melhores exposições do Estado. Então, hoje nós estamos com grande satisfação aqui no parque (João Pernambuco), festejando este grande evento, onde foi pago a todos os participantes, como criadores, fornecedores, todos receberam as suas premiações, foi uma feira que inovamos este ano, em se tratando de tecnologia, foi um diferencial, Assis, a nossa exposição aqui, porque não é só na parte de animais. Petrolândia traz uma exposição de animais e agropecuária em geral. Petrolândia hoje tem um grande diferencial aqui na região de Itaparica e demais regiões, onde temos várias tecnologias da agricultura, então esse é o nosso diferencial. Não é só a parte de pecuária, mas temos a parte de agricultura, a parte de piscicultura, e então conseguimos trazer este ano todas estas tecnologias de irrigações, sistema compacto de irrigação da agricultura familiar onde o próprio Globo Rural (programa da TV Globo) veio fazer matéria aqui com a gente, ficaram maravilhados com as tecnologias existentes aqui dentro do nosso evento. Este ano inovamos trazendo a parte de festival gastronômico dentro da exposição, houve cursos na parte de cortes de peixes e cortes de caprinos. Conseguimos trazer também cursos no Espaço Sebrae para os produtores, criadores aqui do município na área de sanidade animal, alimentação animal e na parte de manejos do pescado também.

Assis Ramalho: E o melhor ainda, Fabinho, é que me parece que batemos recorde de vendagem?

Fabinho: Com certeza, Assis, aqui na nossa terceira (Exposhow), é um momento de muita felicidade pra nós que realizamos. A Prefeitura, junto com a Secretaria de Agricultura, do companheiro Ítalo (Leite, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, do companheiro Rogério (Viana), então a gente está maravilhado, porque nunca nas exposições do Estado de Pernambuco, aconteceu de ter seis empresas de máquinas de implementos agrícolas.

Assis Ramalho: E o melhor: vendendo.

Fabinho: Vendendo. Das seis empresas, cinco saíram daqui com vendas de tratores, e com seus implementos também.

Assis Ramalho: E não é fácil vender seis tratores.

Fabinho: Não é fácil, com certeza. Foram vendidos aqui tratores de várias empresas, todos saíram com sorrisos de felicidade, por terem vendido e ter dado certo.

Assis Ramalho: No próximo ano tem mais?

Fabinho: Com certeza, Assis, se Deus quiser, no ano que vem, a gente quer melhorar ainda mais. Petrolândia, como todo mundo sabe, é uma cidade hospitaleira, e estamos de braços abertos para todos venham visitar, e investir também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário