sexta-feira, novembro 11, 2011

Prefeito Lourival Simões comemora índice Firjan e lamenta paralisação das obras da Transposição do São Francisco ao Blog do Magno Martins

Lourival Simões, Prefeito de Petrolândia

“Caro Magno,

Fiquei feliz por Petrolândia ter alcançado o 3º lugar entre os municípios pernambucanos no índice Firjan divulgado recentemente. Porém, caro Magno, gostaria de fazer uma análise correta do mesmo. Sabemos que na formação do índice entram três itens: emprego e renda, saúde e educação. Vemos uma evolução clara da saúde e da educação, porém no item emprego e renda vemos um “boom” muito grande. Isso se deve a transposição do Rio São Francisco, que estava a todo vapor, apesar de ser no Município vizinho, Floresta. Quase toda a mão de obra foi recrutada em Petrolândia, inclusive a instalação dos escritórios das empresas responsáveis pela construção da dita obra.

No ano de 2009 alcançarmos a marca de 2.180 contratações com carteira assinadas e 877 desligamentos. Já em 2010, devido a paralisação da Transposição, tivemos 1.018 contrações ante 1.973 demissões. Deixando assim no índice a ser divulgado em 2010 uma queda muito grande do item que trata de emprego e renda. Mesmo que a Transposição volte a todo o vapor nesse exato momento, vamos ter negativo este item para divulgação futura. Cabe a nós, gestores municipais, tratar a verdade como norte principal de nossa gestão.

Poderia me aproveitar politicamente da divulgação do IFDM como muitos fariam, mas tenho que ter minha consciência tranqüila primeiramente. O novo índice a ser divulgado no ano que vem só ocorrerá pós a eleição, porém o povo tem que saber da verdade, que com certeza será inferior por conta do item emprego e renda. Porém, cabe a nós, gestores, cuidarmos para que não apenas a saúde e a educação funcione bem, e sim todos os setores que fazem parte da administração pública têm que ter a qualidade necessária para atender a demanda da população.

Atitudes importantes como a estrutura que estamos inaugurando hoje em um único local reúne a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca, Banco de Talentos, Economia Solidária, SEBRAE, Agentes de Crédito (Banco do Nordeste, Banco do Brasil), CDL e Jucepe, além dos ADL (Agentes de Desenvolvimento Local) e projetistas. Tudo isso para estimular de forma articulada e sustentável a geração de Emprego e Renda.

Portanto, comemoro sim os pontos alcançados na educação e saúde, e nos estimula a trabalhar cada vez mais, e lamento infelizmente a paralisação da Transposição e apelo à Presidente Dilma, que ajudei a eleger, e ao ministro da Integração que reinicie a obra com a maior brevidade possível para que possamos ter não apenas a geração de emprego para a população, mas o mais importante, que é levar água para aqueles que não têm. ”

Lourival Simões - Prefeito de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário