terça-feira, outubro 03, 2017

Petrolândia: Zeca Cavalcanti anuncia liberação de R$ 6 milhões para o Perímetro Irrigado de Itaparica


Zeca Cavalcanti, Mychel Ferraz e comitiva de lideranças políticas e dos Perímetros Irrigados (Fotos: Divulgação)



Após reunião realizada na manhã desta terça (03) no gabinete do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, com o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE) e comissão formada por lideranças políticas e representantes dos perímetros irrigados de Petrolândia e Santa Maria da Boa Vista, o parlamentar pernambucano anunciou a imediata liberação de R$ 6 milhões para o Sistema de Perímetros Irrigados de Itaparica. Os recursos serão utilizados para pagar parcelas atrasadas da empresa que faz a manutenção, assim como contas atrasadas de energia. O anúncio (ver vídeo abaixo) foi feito pelo parlamentar trabalhista após o encontro no gabinete do ministro, em Brasília (DF).

Além dos produtores rurais e lideranças da região dos projetos de Itaparica, estavam presentes o ex-vereador de Petrolândia, Rogério Novaes; o vereador de Petrolândia José Luiz dos Santos (Zé Pezão); Renato Silva, Presidente do distrito de irrigação Apolônio Sales; Argemiro Tiburcio Torres Neto, Representante da Comissão de Barreiras, de Petrolândia; Ivanildo Santos, Representante de Irrigação Insurgente, de Santa Maria da Boa Vista; José Almeida, Comissão de Agricultores; e os advogados Willian Carvalho e Leandro, representantes dos agricultores, além do chefe de gabinete do deputado Zeca Cavalcanti, Daniel Cruz. O Coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mychel Ferraz também esteve presente à reunião. 

Durante o encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho que será integrado pelo Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Chesf e a Casa Civil para buscar uma solução definitiva e que atenda aos produtores do perímetro irrigado de Itaparica, promovendo uma modernização de toda a área. 

Em maio deste ano, o deputado Zeca Cavalcanti promoveu uma reunião com a então presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, os produtores e lideranças da região de Itaparica, em Arcoverde. Na época, os produtores já reclamavam da falta de manutenção e as constantes ameaças de desativação das bombas d’água dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e da empresa contratada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Na reunião em Arcoverde, os agricultores apresentaram uma pauta de reivindicações, dentre elas a normalização do pagamento de faturas atrasadas da energia e das empresas prestadoras de serviços, garantia de recursos financeiros e orçamentários para operação e manutenção dos perímetros irrigados de Itaparica até dezembro de 2017, revitalização e substituição de equipamentos do sistema, recuperação e renovação dos canais de aproximação das estações de bombeamento de água. A mesma pauta foi também apresentada na reunião com o ministro Helder Barbalho.

O Sistema de Itaparica é formado por perímetros irrigados situados em municípios servidos pelo Lago de Itaparica (reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga), na Bahia e em Pernambuco, entre eles Petrolândia. A energia elétrica de alguns dos perímetros irrigados já foi cortada mais de uma vez pelas concessionárias, por falta de pagamento, e as empresas terceirizadas de operação e manutenção dos perímetros irrigados de Petrolândia, também reclamam de atrasos.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de assessorias de Zeca Cavalcanti e Fabiano Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário