terça-feira, maio 12, 2015

Petrolândia: Mais de 3 mil trabalhadores rurais ocupam entrada da Usina Hidrelétrica de Itaparica


Estimativas falam de 3 a 5 mil trabalhadores no local (Fotos: Assis Ramalho)

Trabalhadores fizeram acampamento e prometem resistir até agendamento de audiência com Governo Federal

Pacificamente, homens do Exército impediram manifestantes de entrar na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga
Prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, compareceu ao local da ocupação em solidariedade aos trabalhadores rurais. 

Com apoio do Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE) e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), mais de 3 mil agricultores dos Projetos de Irrigação de Itaparica ocuparam na madrugada desta terça-feira (12), o acesso ao portal principal da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

Representantes dos manifestantes afirmam que não sairão de lá até que sejam ouvidos pelo Governo Federal sobre a situação de descaso em que vivem as famílias dos reassentados, oriundos das cidades que tiveram áreas inundadas pelo rio São Francisco para a construção da Usina de Itaparica. Eles afirmam que estão se sentindo prejudicados com o não cumprimento de acordo que havia com a Chesf. No total, são mais de 10 mil famílias que desde a década de 1980 vivem nos Perímetros Irrigados de Itaparica. "Só sairemos daqui quando a gente acertar oficialmente essa audiência e nós não queremos que seja em Brasília, porque sendo lá irão poucas pessoas. Nós exigimos que seja em Paulo Afonso (na Bahia), porque todos os agricultores poderão acompanhar e cobrar tudo aquilo que a Chesf deve pra eles", disse o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício.

Entre os principais pontos da pauta, está a regularização definitiva do fornecimento de energia elétrica aos perímetros irrigados por parte da Celpe (em Pernambuco) e da Coelba (na Bahia). Na tarde de ontem, segunda-feira (11), em entrevista concedida à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o presidente do SINTAPPI -PE e diretor da Força Sindical/PE, Mário Sérgio, informou que seriam desligadas todas as Estações de Bombeamento (Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco).

Na manhã desta terça-feira (12), em entrevista a Assis Ramalho, o Secretário Geral do Polo Sindical de Itaparica, Osivan, disse que há três anos o Polo Sindical tenta negociar com o governo federal, porém sem êxito.

"Faz mais de três anos que o Polo Sindical do Submédio São Francisco está tentando uma audiência com o governo federal, mas o governo não teve interesse em fazer um agendamento para discutir com a gente as questões do reassentamento, e as pendências são várias. Entre outras, podemos citar os lotes descartáveis, sistema de irrigação que deixa a desejar, canos furados e agora, por último, os projetos tiveram a energia cortada. E sem energia, a gente sabe que todo esse projeto fracassa, e fracassando todos vão à falência. E é bom lembrar que esse projeto tem trazido um grande desenvolvimento para toda essa região do Sertão de Itaparica, e por isso a gente tem o direito de discutir tudo isso com o governo, para que a gente possa manter esses trabalhadores no campo, produzindo para o bem estar de toda essa região."

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a prefeita da cidade pernambucana de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, disse que apoia o movimento dos trabalhadores rurais.

'"Esse é um movimento muito importante e eu não poderia me furtar, e deixar de estar aqui, junto com o nosso povo que faz parte do Projeto Fulgêncio. O Projeto Fulgêncio, que tem 15 mil pessoas, alavancou a nossa economia e tem trazido muitos benefícios para a nossa cidade, e por isso estamos aqui trazendo o nosso apoio. Eu fiz questão de trazer toda a minha equipe pra cá, para que ficassem a par do que está se passando. Eu quero parabenizar a todos os que estão presentes neste momento, porque é muito importante para que o povo se mobilize e que lute pelos seus direitos, até porque essa pauta é antiga, é desde quando eles foram reassentados, e eu acho que chegou a hora do governo federal tomar uma posição e tirar do papel o acordo e botar em prática", declarou a prefeita.

Eliane Costa afirmou que já teria entrado em contato com lideranças políticas em Brasília sobre o assunto.

"Nós já entramos em contato com Brasília, já falamos com o deputado federal Gonzaga Patriota, o (deputado) estadual Lucas Ramos, já liguei para a Casa Civil para ter contato com o governador Paulo Câmara. Enfim, eu entendo que se todas as forças políticas se unirem em prol do povo reassentado de Itaparica, esses problemas poderão ser sanados. É bom lembrar que esses trabalhadores geram muita renda para o estado e os municípios, e nesse momento esse povo está precisando da gente, e eu estou aqui à disposição deles."

Nossa reportagem também conversou com Eloi Viana, presidente da ACAMP (Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia), que confirmou o desligamento da Estações de Bombeamento do Projeto Apolônio Sales.

"Infelizmente o sistema de bombeamento do Projeto (Apolônio Sales) foi parado, e até água para o consumo (humano) não está tendo mais, porque foi cortado tudo. Isso é muito triste e doloroso e eu não sei aonde a gente vai chegar se as coisas continuarem do jeito que estão. Ainda hoje eu entrei em contato com o SINTAPPI-PE (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informação no Estado de Pernambuco), para que a paralisação fosse de apenas 24 horas, mas eles afirmaram que o corte da água é por tempo indeterminado." 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, a chegadas dos trabalhadores à Usina aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) e o movimento já teria começado vitorioso, pois ele já teria informações, chegadas de Brasília, de que a audiência com o governo federal teria data marcada.

''Chegamos aqui às 4 horas da manhã, e já encontramos o Exército, mas a gente já tem experiência, pois já estamos há trinta anos nesse movimento, e foi tudo negociado pacificamente. Mas, nós já podemos dizer que já estamos vitoriosos, porque já há sinal de Brasília de que a audiência já está marcada para o dia 21 deste mês. Mas nó só sairemos daqui quando a gente acertar oficialmente essa audiência, e nós não queremos que seja em Brasília, porque sendo lá irão poucas pessoas. Por isso, nós exigimos que seja em Paulo Afonso, porque todos os agricultores poderão acompanhar e cobrar tudo aquilo que a Chesf deve pra eles.".

Também conversamos com alguns dos trabalhadores rurais participantes da manifestação. Pedro José da Silva, conhecido popularmente como 'Pedro Mocotó', uma das lideranças do Projeto Brígida, afirmou que os trabalhadores rurais do Brígida compareceram em massa ao movimento.

"Somente do Projeto Brígida vieram seis ônibus, fora os carros particulares, e todos estamos aqui nesta luta que já dura mais de 20 anos. Portanto, todos nós estamos querendo a presença de Dilma aqui, ou de alguém que venha representar ela, e conversar com os trabalhadores. Dilma foi eleita com a força dos trabalhadores e a gente está precisando dela aqui", disse.

De acordo com José Cícero Soares, mais conhecido como 'Tita', agricultor residente na Agrovila 04 (Barreiras), o movimento está firme e os trabalhadores só irão desocupar a Usina Hidrelétrica de Itaparica com uma posição do governo federal.

"A gente precisa dessa audiência com o governo federal, porque a Chesf deixou a gente no prejuízo, e nunca cumpriu com os seus compromissos com nós, trabalhadores. Além dela não ter cumprido com os seus compromissos, ter cortado a VMT (Verba de Manutenção Temporária), agora estamos sofrendo com a falta de água. Hoje não tivemos água, ontem também não. Então, são muitos os problemas existentes e a gente só vai sair daqui com uma posição do governo federal." 

Até o fechamento desta reportagem, mais integrantes do movimento chegavam ao local para a ocupação, protegido pelo Exército para impedir uma invasão às instalações da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. À tarde, falava-se entre 4 mil e até 5 mil o número estimado de ocupantes do acampamento.

Ver mais fotos>Agricultores ocupam a Usina Hidrelétrica de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

2 comentários:

  1. Vamos ver se dessa vez a chesf paga também as pessoas que náo receberão indenização nem uma que durante esses anos todos só em rola e engana nosso povo .acho que agora vai.. Força é fe Deus no comando de tudo

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se dessa vez a chesf paga também as pessoas que náo receberão indenização nem uma que durante esses anos todos só em rola e engana nosso povo .acho que agora vai.. Força é fe Deus no comando de tudo

    ResponderExcluir