segunda-feira, outubro 20, 2014

Coordenadora do SAMU em Petrolândia, Luciana Brasil divulga nota de esclarecimento sobre o serviço

Em Serra Talhada, Luciana Brasil recebeu chaves das ambulâncias do SAMU das mãos de Eduardo Campos, em março deste ano.

Caro Assis,

A respeito do SAMU no município de Petrolândia, venho através deste prestar esclarecimentos sobre o assunto a seus leitores.

- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estado de Pernambuco é dividido através de MACRORREGIÕES. A III MACRO será implantada no município de Serra Talhada, onde irá funcionar a Central de Regulação do SAMU atendendo e regulando a demanda de 25 Bases Descentralizadas nos municípios da região, incluindo Petrolândia.

- Sendo assim, a Base Descentralizada do SAMU em Petrolândia somente terá a permissão de funcionar após a Central de Regulação em Serra Talhada ser inaugurada, pois todas as 25 bases da III MACRORREGIÃO serão reguladas por ela.

- O município recebeu 02 veículos do SAMU, sendo 01 Unidade de Suporte Básico (USB) e 01 Unidade de Suporte Avançado (USA). De todos os municípios da VI Regional de Saúde somente Arcoverde e Petrolândia receberam uma USA. No entanto, esta Unidade de Suporte Avançado que ficará aqui no município irá atender a demanda de 05 municípios (Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari), de acordo com pactuação estabelecida previamente.

- Vale salientar que Petrolândia cumpriu com TODAS AS ETAPAS, dentro dos prazos estipulados, para que o mesmo esteja apto a receber habilitação necessária ao seu funcionamento, como exemplo:

1. Local destinado à base descentralizada devidamente adaptado com estacionamento coberto, sala de estar, repousos masculino e feminino, banheiros feminino e masculino, copa/cozinha, local de limpeza de materiais/equipamentos (sala de utilidades), depósito de material de limpeza, farmácia e almoxarifado, de acordo com legislação vigente.

2- Equipe selecionada e treinada, totalizando 28 socorristas, sendo 10 condutores de emergência, 05 técnicos de enfermagem, 05 enfermeiros, 07 médicos e 01 coordenador.

3- Todo o mobiliário da base descentralizada já foi adquirido.

4- Fardamento completo padronizados.

5- Sala de Estabilização no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima equipada adequadamente, com aquisição de novos materiais e novos aparelhos, pois a mesma será utilizada como unidade de retaguarda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

6- Materiais e equipamentos das unidades móveis também já adquiridos.

- A única pendência deste e dos demais municípios é a compra dos instrumentos de rádio comunicação, pois os mesmos devem ser compatíveis com os da Central de Regulação, os quais ainda não foram informados a esta coordenação para aquisição.

- Informo ainda que as ambulâncias estão guardadas no Transporte Municipal, ao abrigo do sol e vigiadas 24 horas pela Guarda Municipal no local.

- Antes do início das atividades do SAMU em Petrolândia a população será informada sobre o seu funcionamento através da mídia local, palestras nas unidades de saúde, escolas, panfletagem, etc.

Só resta ao município de Petrolândia e aos demais que serão cobertos pela III MACRORREGIÃO, aguardarem a data de inauguração da Central de Regulação do SAMU em Serra Talhada para que o mobiliário, os equipamentos e as ambulâncias sejam dispostas em seu devido lugar para início das atividades.

Peço, encarecidamente, que estas informações sejam publicadas em seu blog.

Sem mais para o momento, coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Maria Luciana Brasil de Lima Souza
Cooordenação SAMU-192
Petrolândia/PE

Matéria relacionada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário