sexta-feira, outubro 18, 2013

Desembargador Jovaldo Nunes, Presidente do TJPE, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Presidente do TJPE, Desembargador Jovaldo Nunes em entrevista
 ao Blog de Assis Ramalho: Fotos: Mario PG

Na última sexta-feira (11) a Comarca de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, ganhou mais uma unidade judiciária para atender a população. Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Desembargador Jovaldo Nunes, instalou a 2ª Vara da Comarca da cidade, em solenidade realizada no Fórum Professor José da Costa Porto.

Atualmente, a Comarca de Petrolândia tem um acervo processual de 6.483 ações judiciais em tramitação e recebe, em média, 180 novos processos por mês, sendo também responsável pelo Termo Judiciário de Jatobá, município desmembrado de Petrolândia.

Ao final da solenidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou com exclusividade o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes. Acompanhe abaixo a entrevista:

Blog de Assis Ramalho: Qual avaliação o Desembargador e presidente do TJPE, Jovaldo Nunes faz sobre a inauguração dessa segunda Vara da Comarca, aqui em Petrolândia?

Jovaldo Nunes: Olha, isso é mais uma contribuição da Justiça e, mais ainda, é uma demonstração de que a Justiça está com intenção, está com propósito de se aproximar ainda mais da população. E como se aproximar? Se aproxima distribuindo uma Justiça mais séria, mais competente e mais ágil. E esse ato de hoje com a instalação desta Vara, se não vai resolver o problema da morosidade aqui em Petrolândia, mas, pelo menos, minimiza esses efeitos, e é isso que a gente tem feito e tem pregado pelo Interior (do Estado), que é trazer melhores benefícios em razão da população que nos procura.

Blog de Assis Ramalho: É bom deixar bem claro para a população que a segunda Vara da Comarca foi inaugurada em Petrolândia, mais por enquanto, o município vai continuar contando com a penas um Juiz, que é Dr. Elias. Quando Petrolândia poderá contar com a atuação de mais um juiz?

Jovaldo Nunes:  Perfeito. O município por enquanto vai continuar contando com apenas um juiz, mas está sendo ultimado um concurso e, daqui para janeiro/14, eu espero que esse concurso seja ultimado. Eu tenho a expectativa e torço para que sejam aprovados uns 60 ou 70 juízes. Se Deus quiser, isso ocorrendo, a partir de janeiro ou fevereiro, Petrolândia terá pelo menos mais um juiz.

Blog de Assis Ramalho: O senhor falou em seu discurso, a pouco, que é favorável ao movimento de rua, desde que o movimento seja pacífico, por que o povo tem o direito de ser bem tratado pelos poderes judiciário, legislativo e executivo,  verdade?

Jovaldo Nunes:  Perfeito, povo tem o direito de ser bem tratado. Quando eu disse que o movimento de rua, sendo pacífico e ordeiro, é salutar, é por que desperta em nós, todos os gestores públicos, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Poder Executivo, então desperta em nós a necessidade de fazer alguma coisa com o pouco que temos. Não adianta ficarmos lamentando e dizendo que não podemos fazer isso, não podemos fazer aquilo porque não temos isso, porque não temos aquilo. Se quisermos fazer alguma coisa, temos que fazer com os instrumentos que temos.

Blog de Assis Ramalho: Com quantos funcionários as Comarcas de Petrolândia passarão a contar?

Jovaldo Nunes: Hoje, já tem aqui em Petrolândia, trabalhando nas duas Varas, oito funcionários efetivos do quadro do Poder Judiciário, em cada uma dessas Varas. Então, isso significa dizer que nós temos 16 funcionários. É possível que ainda não seja o ideal, mas é o possível que podemos disponibilizar neste momento.

Blog de Assis Ramalho: Gostaria que o senhor deixasse a sua mensagem para o povo de Petrolândia e região, que vão poder contar, a partir de agora, com mais uma unidade judiciária(2ª Vara).

Jovaldo Nunes: O que eu digo ao povo de Petrolândia e de toda a região, é o que eu tenho dito ao povo pernambucano em geral. Que continuem acreditando na nossa instituição do Poder Judiciário. Nós temos feito o que é possível fazer dentro da conjuntura, e é obrigação nossa, porque o Poder Judiciário está pronto para atendê-los dentro do possível.

Notícias relacionadas(clique para ler)
>TJPE inaugura 2ª Vara da Comarca de Petrolândia 
>Petrolândia: Em audiência pública do MPPE nas Ruas, Juiz de Petrolândia pede apoio para agilizar instalação da 2a. Vara na Comarca 
>Petrolândia: Vereador Carlinhos mobiliza esforços pela instalação da 2ª Vara da Comarca local 
>Petrolândia: Vereador vai ao encontro de deputado para agilizar instalação da 2ª Vara da Comarca no município 
>Petrolândia: Oficial de Justiça José Aniceto é autor da proposição de criação da 2a. Vara na Comarca do município 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Mario PG, servidor da Comarca de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário