21 agosto 2026

Datafolha no Rio de Janeiro: Paes tem 41%; Ruas, 19%; Garotinho, 9%


Eduardo Paes, Douglas Ruas e Anthony Garotinho — Foto: Reprodução

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) foi contratada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Margem de erro é de três pontos percentuais.

Por g1 Rio

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (21) mostra como está a disputa pelo governo do Rio de Janeiro. No levantamento, o ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) aparece com 22 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Douglas Ruas (PL). Garotinho (Republicanos) vem em terceiro.

1º turno - estimulada

Veja, a seguir, os números da pesquisa estimulada, em que o Datafolha mostra aos eleitores entrevistados os nomes dos candidatos:

Eduardo Paes (PSD): 41%

Douglas Ruas (PL): 19%

Anthony Garotinho (Republicanos): 9%

Coronel Busnello (Missão): 2%

Cyro Garcia (PSTU): 2%

William Siri (PSOL): 2%

André Marinho (Novo): 2%

Juliete (UP): 2%

Luan Monteiro (PCO): 1%

Indecisos: 4%

Branco/Nulo/Não vai votar: 16%

No recorte por segmentos do eleitorado, Eduardo Paes registra desempenho mais forte entre os moradores da Região Metropolitana do que entre os do interior do estado (43% contra 33%). O candidato também tem maior apoio entre os católicos do que entre os evangélicos (46% ante 32%) e entre os eleitores que avaliam positivamente o governo estadual de Ricardo Couto, grupo em que alcança 54% das intenções de voto.

Douglas Ruas, por sua vez, tem melhor desempenho entre os homens, com 24% das intenções de voto, ante 14% entre as mulheres. O candidato também apresenta sua maior taxa entre os eleitores evangélicos, segmento em que marca 28%, contra 13% entre os católicos.

A pesquisa foi contratada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa é RJ- 02945/2026.

1º turno - espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o Datafollha não mostra os nomes dos candidatos aos entrevistados, 52% estão indecisos. Veja os números:

Eduardo Paes (PSD): 21%

Douglas Ruas (PL): 8%

Anthony Garotinho (Republicanos): 3%

William Siri (PSOL): 1%

Outras respostas: 5%

Indecisos: 52%

Branco/Nulo/Não vai votar: 11%

Os dois candidatos apresentam níveis semelhantes de consolidação do voto. Entre os eleitores que declaram intenção de votar em Eduardo Paes na pesquisa estimulada, 48% já haviam mencionado espontaneamente o nome do candidato do PSD.

No caso de Douglas Ruas, 40% dos entrevistados que dizem votar nele na estimulada também o citaram na pergunta espontânea.


Palácio Guanabara — Foto: Reprodução/TV Globo

Senado

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores vão votar para o Senado. Veja os números:

Benedita da Silva (PT) - 15%

Carlos Jordy (PL) - 8%

Carlos Portinho (PL) - 8%

Marcelo Crivella (Republicanos) - 6%

Monica Benicio (PSOL) - 6%

Pedro Paulo (PSD) - 6%

Waguinho (Republicanos) - 3%

André Monteiro (Democrata) - 2%

Marcos Dias (Podemos) - 2%

Michelly Xavier (UP) - 2%

Helio Secco (Missão) - 1%

Luciano Mattos (PRTB) - 1%

Luiz Eugenio (PCO) - 1%

Paula Falcão (PSTU) - 1%

Vinicius Benevides (UP) - 1%

Ó Clemente (Democrata) - Foi citado, mas não alcançou 1%

Em branco/Nulo/Nenhum - 23%

Não sabe - 12%.

Por g1 Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.