31 dezembro 2025

 

Fotos e vídeos: Lúcia Xavier Ramalho

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/BXi49tL7JcI?si=q_JLMVy10nZtFx92" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, concedeu entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia. A conversa aconteceu no gabinete do gestor, na sede da Prefeitura Municipal. - VEJA ÍNTEGRA DO VÍDEO DA ENTREVISTA ABAIXO



No bate-papo com Assis Ramalho, Fabiano citou as ações de sua gestão em 2025 e destacou a obra do Cinturão Verde como a principal realização do ano que termina, com geração de empregos formalizados e movimentação da economia. Segundo ele, o asfaltamento das estradas vicinais que atravessam a zona rural do município e ligam agrovilas à BR-316, no chamado Trecho 1 da rodovia Cinturão Verde, será complementado com novos trechos de asfalto. O prefeito afirmou que busca recursos para continuidade do projeto. 


O prefeito citou ainda a inauguração da agência da Caixa e da sala de atendimento do AgroAmigo (Banco do Nordeste), ocorridas no início deste mês de dezembro, entre as ações de seu governo em 2025, com ênfase no retorno da Caixa a Petrolândia após cerca de quatro décadas do fechamento da agência que existiu na velha cidade. Fabiano destacou o empenho pessoal para a abertura da agência e a importância do atendimento provisório em sala cedida no prédio da sede da Prefeitura. 

Entre outros temas, Fabiano também falou sobre ações das pastas de Saúde e Educação. Na Saúde, o prefeito lembrou a expansão do programa Samu no município. Questionado sobre reclamações sobre o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, o gestor afirmou que houve investimentos na unidade hospitalar com aquisição de equipamentos e climatização. Sobre o atendimento no Homupe, o prefeito afirmou que tem três médicos plantonistas e que faz visitas e avaliações constantes da equipe hospitalar. O prefeito ressaltou que se o profissional não corresponder às expectativas é demitido e substituído. Acrescentou que em 2025 foram demitidos três médicos e serão desligados mais três no final deste mês, com substituições já previstas por médicos petrolandenses que se formaram e desejam retornar para atender na cidade natal. 


Questionado sobre reclamações em falhas na climatização de salas de aula, o prefeito afirmou que o projeto de climatizar salas de aula começou na sua gestão, não existia antes, e que no próximo ano deverão ser climatizadas novas salas. Citou ainda a construção das novas unidades escolares, com licitações encerradas recentemente. 

Sobre a manutenção em dia do calendário de pagamentos de funcionários, comissionados e contratados em 2025, o prefeito afirmou que consegue dar seus "pulos" para cumprir o compromisso nas datas agendadas. Perguntado, o gestor confessou que ainda não teria os recursos para o pagamento marcado para o final deste mês, que nunca tem certeza se os recursos previstos para repassados à Prefeitura vão estar disponíveis, mas, que ele sabe fazer "o pulo do gato" para conseguir os valores necessários.

Sobre as eleições de 2026, o prefeito elogiou as qualidades do filho Bruno Marques, a quem acompanha na pré-candidatura a deputado estadual. Adiantou que o médico vai se filiar ao PSB e andar junto com João Campos, pré-candidato a governador com excelente desempenho nas pesquisas de intenção de votos. O prefeito declarou que seus apoios nas eleições do próximo ano serão para o presidente Lula, João Campos para governador, Carlos Costa, irmão do seu aliado ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), para deputado federal, e Bruno Marques para deputado estadual. Para o Senado, o cenário ainda está nebuloso, com várias possibilidades de arranjo. 


Ainda sobre Bruno Marques, o prefeito afirmou que o filho tem apoio em cerca de quarenta cidades, com aliados entre prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças. Fabiano afirmou que luta para conseguir tudo o que quer e seu projeto é eleger o filho para a Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe. 

Questionado sobre as eleições de 2028, quando terminará seu segundo mandato, Fabiano desconversou, mas, afirmou que seu grupo vai ter candidato, que seja alinhado com o atual governo, e respondeu que o vice-prefeito Rogério Novaes é um dos nomes para sua sucessão.  

Confira à entrevista na íntegra no vídeo abaixo.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeos: Lúcia Xavier Ramalho

Petrolândia/Caraibeiras (PE)/Brasil: Em entrevista a Assis Ramalho, cantora Damiana Nascimento, cover de Pablo do Arrocha, fala detalhes de sua precoce e já vitoriosa carreira

 

Fotos: Lúcia Xavier Ramalho

Fotos e vídeo: Lúcia Xavier Ramalho


A reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou Damiana Nascimento, a cantora da terra da rede Caraibeiras Tacaratu/PE que viralizou nas redes sociais cantado as músicas de Pablo do Arrocha. A interpretação emocionante dela para esse sucesso do rei da sofrência chamou a atenção do Brasil, gerando diversos vídeos e conquistando muitos fãs

A música que Damiana estourou cantando, viralizando nas redes sociais e mostrando seu talento com uma voz parecida com a do cantor Pablo, é "Imprevistos".

Com sua voz semelhante ao cantor. Hoje, ela soma dezenas de milhares de seguidores nas suas redes sociais.

Em conversa com a nossa reportagem ela diz que só cantava em casa, mas a história mudou quando um sobrinho gravou e publicou nas redes sociais. No outro dia o vídeo já estava com milhares de visualizações. Econômica nas palavras, ela fala sobre sua participação em um show de Pablo.Em novembro de 2025, Pablo surpreendeu o público em Pernambuco ao convidar Damiana Nascimento para cantar com ele no palco em um show no Cabo de Santo Agostinho, num momento emocionante.

Antes da participação no show, eles se falaram por chamada de vídeo quando Pablo desmintiu boatos de processos judiciais.

No pate papo, gravado às margens do Rio São Francisco, em Petrolândia, Damiana responde sobre seu futuro na carreira, e encerra dando uma "canjinha" cantando Imprevistos - canção de Pablo. A música que Damiana estourou cantando, viralizando nas redes sociais e mostrando seu talento.

Damiana deu a "canjinha" acompanhado pelo violonista Zé de Mora. ( Veja no vídeo abaixo)

Quatro homens são mortos a tiros em chacina dentro de barbearia em Pernambuco; três pessoas ficam feridas

Quatro homens foram assassinados em chacina dentro de barbearia em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Quatro homens foram assassinados a tiros em uma chacina dentro de uma barbearia em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Segundo a polícia, outras três pessoas que estavam no local, incluindo dois adolescentes, foram baleadas e levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sotave. 

Os atiradores fugiram após o crime. Até a última atualização desta reportagem, não foram divulgadas informações sobre a motivação do ataque.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na barbearia Geovane Cortes, localizada na Rua Mata Grande, no bairro de Prazeres.

O estabelecimento abriu às 5h e dois criminosos chegaram ao local por volta das 7h30. Segundo testemunhas, havia clientes dentro da barbearia enquanto outros fregueses aguardavam atendimento do lado de fora.

Os nomes dos feridos não foram divulgados. As vítimas assassinadas foram identificadas como:

* Ednaldo Sales da Silva Filho, de 31 anos;

* Paulo Gabriel Xavier de Melo, de 23 anos;

* Ian Batista da Silva Costa, de 18 anos;

* Mykael Victor de Araújo, de 18 anos.

Wesley Safadão cancela dois shows em Alagoas por 'questões de saúde'


Look Wesley Safadão no São João 2025 de Campina Grande — Foto: Divulgação

O cantor Wesley Safadão cancelou dois shows que faria nesta terça-feira (30) devido a questões de saúde. As apresentações aconteceriam em Maceió e Japaratinga, em Alagoas.

O cancelamento foi comunicado em nota compartilhada nas redes sociais do artista nesta terça. "Em atenção ao público e em respeito aos contratantes, o artista tentou de todas as formas viabilizar a realização dos shows, mas, por recomendação médica e visando ao seu bem-estar, não foi possível", disse a nota.

Safadão está na programação do Réveillon 2026 em Fortaleza nesta quarta-feira (31), com apresentação marcada no Aterro da Praia de Iracema.

Wesley Safadão e Cláudia Leitte estão entre as atrações do Réveillon em Fortaleza

A assessoria de imprensa do artista informou ao g1 que está mantida a apresentação na capital cearense. O g1 também perguntou à assessoria sobre detalhes dos problemas de saúde, mas a equipe do artista disse que está aguardando retorno do médico dele.

Por Redação g1 CE

Crescimento apesar dos juros altos: Ibovespa dispara 33,95% em 2025 e tem maior alta em nove anos

B3, bolsa de valores brasileira. — Foto: Divulgação/ B3

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, fatores como a queda dos juros nos EUA, a expectativa de cortes no Brasil e o preço atrativo das ações brasileiras contribuíram para a alta da bolsa em 2025.

Por André Catto, g1 — São Paulo

O Ibovespa, principal índice da bolsa, disparou em 2025, e encerrou o ano com uma alta de 33,95%, no maior avanço anual desde 2016, quando registrou valorização de 38,9%, segundo levantamento da consultoria Elos Ayta.

O desempenho positivo responde a uma série de fatores, mesmo em um cenário de juros elevados no país, em que a Selic encerra 2025 em 15% ao ano — maior patamar em 20 anos.

Segundo dados da B3, o Ibovespa acumulou 32 recordes de fechamento ao longo deste ano. É o maior número desde 2019, quando atingiu 40 recordes, em um período de valorização do mercado.

Segundo especialistas ouvidos pelo g1, o bom desempenho da bolsa brasileira no ano se deve, principalmente, aos seguintes fatores:

Cortes de juros nos Estados Unidos, com expectativa de novas reduções no ano que vem;

Realocação de investimentos em meio a incertezas sobre as contas públicas e a política econômica de Donald Trump nos EUA, o que favoreceu ativos brasileiros;

Expectativa de cortes de juros no Brasil, com o mercado já olhando para 2026;

Maior resiliência do Brasil nas tensões comerciais com os EUA, reduzindo impactos sobre empresas exportadoras;

Ações de empresas brasileiras ainda negociadas abaixo dos níveis pré-pandemia, o que atraiu investidores;

Paulo Afonso (BA): Morte de Yasmin – Mãe relata últimos momentos e reforça pedido por justiça: “Ela não abriria a porta para um estranho”




Por Redação PA 4

Em entrevista ao repórter Tiago Nascimento, da Rádio Bahia Nordeste, na tarde desta segunda-feira (29), em frente ao Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso, a mãe da jovem Yasmin Feitosa Borges Bacalhau, de 22 anos, fez um relato emocionado sobre as últimas horas antes de encontrá-la sem vida em seu apartamento, no centro da cidade.

Segundo a mãe, Yasmin esteve com a família no sábado (27) e nada indicava que algo grave pudesse acontecer. Ela contou que a filha foi almoçar em sua casa, como fazia de costume, passou a tarde alegre, brincando com os familiares, e depois seguiu para o trabalho. Ainda de acordo com o relato, a jovem entrou em contato ao chegar em casa, disse que tomaria banho, organizaria algumas coisas e dormiria.

No domingo (28), ao tentar chamá-la para almoçar novamente, a mãe estranhou a falta de resposta. Inicialmente, a família acreditou que Yasmin estivesse dormindo, mas com o passar do tempo a ausência de contato passou a preocupar. Por volta do meio da tarde, ela decidiu ir até o apartamento. Com a ajuda de uma vizinha para abrir o portão, a mãe entrou no imóvel e se deparou com a filha já sem vida.

Ainda durante a entrevista, a mãe afirmou que tomou conhecimento de que Yasmin teria permitido a entrada de uma pessoa no apartamento durante a madrugada, por volta das 3h30 ou 4h. Segundo ela, ninguém sabe quem seria essa pessoa, mas a família acredita que a jovem não abriria a porta para um desconhecido. A mãe também relatou que o celular e a chave da casa da filha não foram encontrados.

Abalada, ela declarou que não pretende apontar nomes, mas fez um apelo por esclarecimento e justiça. A mãe afirmou que soube de conflitos com o ex-namorado, envolvendo cobranças financeiras. Segundo ela, amiga da jovem também comentou que ele teria sido agressivo com a filha em outra ocasião. “Eu só quero que seja descoberto o que aconteceu e que a justiça seja feita”, afirmou.

Por Redação PA 4/ Ozildo Alves

Correios recebem R$ 10 bilhões em empréstimos com aval da União


Agência dos Correios de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

Empresa ainda busca mais R$ 8 bilhões para concluir plano de ação de recuperação da situação econômico-financeira. Em janeiro, outros R$ 2 bilhões devem ser depositado nas contas da empresa.

Por Vinícius Cassela, g1 — Brasília

Após a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicar nesta terça-feira (30) o contrato de garantia entre a União e o consórcio de bancos que foi formado para emprestar R$ 12 bilhões para socorrer a situação financeira dos Correios, a empresa recebeu o repasse de R$ 10 bilhões que eram previstos para este mês.

A confirmação foi obtida com exclusividade pelo g1.

Durante a coletiva de imprensa dos Correios de segunda-feira (29), a empresa afirmou que a expectativa era de que o recebimento do crédito de R$ 10 bilhões acontecesse até o último dia do ano (31), em função da necessidade de publicação do contrato que coloca o governo federal como avalizador do contrato de empréstimo. Os R$ 2 bilhões restantes devem ser pagos em janeiro.

Com isso, a empresa realizou o pagamento do salário de dezembro de todos os funcionários, estimado em R$ 300 milhões.

A assinatura do contrato de empréstimo foi publicada no sábado (27), no Diário Oficial da União (DOU), e envolve um consórcio com os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O acordo tem validade até 2040 e conta com garantia da União, após autorização do Tesouro Nacional, em 18 de dezembro, o que significa que o governo federal dá respaldo à operação e reduz o risco para as instituições financeiras que concederam o crédito.

De acordo com presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco vão aportar R$ 3 bilhões cada. Itaú e Santander vão emprestar outros R$ 1,5 bilhão, cada um.

O contrato prevê um prazo de carência de 3 anos e pagamentos mensais a partir de dezembro de 2029. A taxa de juros ficou em 115% do CDI – abaixo do teto de 120% do CDI, estabelecido pelo Tesouro.

Com o aval do Tesouro, o governo federal deve honrar as parcelas do pagamento caso os Correios fiquem inadimplentes, ou seja, se a estatal não pagar. Trata-se de uma garantia adicional para os bancos que concederam o crédito.

Durante a coletiva de ontem, o presidente dos Correios também não descartou o plano da empresa de tomar mais R$ 8 bilhões emprestados de instituições financeiras.

Segundo o presidente da companhia, a captação dos recursos poderá se dar por meio de aportes de verbas públicas do Tesouro Nacional ou através de um novo empréstimo. Mas que a melhor forma de obtenção desses recursos está em análise e ainda será definida.

A ideia inicial da estatal era a tomada de um empréstimo de R$ 20 bilhões, que não foi autorizado pelo Tesouro Nacional em função da alta taxa de juros que havia sido proposta.

"O plano de reestruturação foi concebido com uma necessidade declarada de captação de recursos da ordem de R$ 20 bilhões. Então, a gente fez uma primeira rodada com bancos, recebemos oferta dos R$ 20 bilhões, mas a uma taxa que a gente entendeu que estava mais elevada", afirmou Rondon.

Plano de reestruturação

O plano de reestruturação da empresa prevê corte de R$ 2 bilhões em gastos com pessoal, venda de imóveis e o fechamento de mil agências – atualmente os Correios têm cerca de 5 mil unidades.

A companhia vai implementar um programa de demissão voluntária (PDV) e espera, em até 2 anos, reduzir em 15 mil o número total de funcionários, o que representaria um corte de 18% na folha de pagamentos.

🔎O PDV é um pacote de incentivos oferecido por uma empresa para que seus funcionários peçam demissão por vontade própria. Diferente de uma demissão comum, o PDV funciona como um acordo. Para a empresa, é uma forma de reduzir custos ou reestruturar o quadro de funcionários sem o impacto negativo de demissões em massa.

Emmanoel Rondon, que afirmou que o modelo econômico-financeiro dos Correios deixou de ser "viável". O plano de reestruturação elaborado tem o objetivo de reverter os 12 trimestres seguidos de prejuízos.

A proposta detalhada nesta segunda visa recuperar as contas da empresa em 2026 para que possa voltar a ter lucro a partir de 2027. Para isso, os Correios esperam:

redução em R$ 2,1 bilhões nos custos com pessoal

vender R$ 1,5 bilhão em imóveis não operacionais

redução de mil pontos de venda deficitários

reformulação do plano de saúde para reduzir o custo em R$ 500 milhões anuais

Caso Master: PF faz acareação entre Vorcaro e ex-presidente do BRB após depoimentos; diretor do BC é dispensado


Divulgação - Metrópoles

O Banco Master é investigado por suspeitas de irregularidades em operação de venda ao BRB. Acareção visou esclarecer contradições nos depoimentos.

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília

A Polícia Federal fez uma acareação nesta terça-feira (30) entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A ideia foi checar contradições nos depoimentos dados pelos dois mais cedo. O diretor do Banco Central Ailton de Aquino Santos também foi ouvido pela PF, mas dispensado da acareação.

As oitivas foram comandadas pela delegada responsável pelo caso, Janaína Palazzo.

As investigações do caso Master começaram em 2024 na Justiça Federal. Segundo a Polícia Federal, o Banco Master não teria recursos suficientes para honrar títulos com vencimento em 2025. O BC determinou a liquidação do banco, que negociava venda para o BRB.

Vorcaro, que chegou a ser preso ao longo das investigações, desembarcou em Brasília na manhã desta terça e seguiu para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde o carro em que estava entrou pela garagem do prédio.

Todo o procedimento dos depoimentos e acareação foi acompanhado por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli e por um representante do Ministério Público.

Investigação

As investigações começaram em 2024 na Justiça Federal. Segundo a Polícia Federal, o Banco Master não teria recursos suficientes para honrar títulos com vencimento em 2025.

A apuração aponta que o banco adquiriu créditos de uma empresa chamada Tirreno sem efetuar pagamento e, em seguida, vendeu esses ativos ao BRB, que teria desembolsado cerca de R$ 12 bilhões.

O Banco Central rejeitou a compra do Master pelo BRB e decretou a liquidação da instituição em novembro, entre outros motivos, pela falta de dinheiro em caixa para cumprir compromissos financeiros.

Negociações e possíveis divergências

Vorcaro e Paulo Henrique Costa participaram conjuntamente das negociações para a venda do Banco Master ao BRB, banco público do governo do Distrito Federal.

Antes de ser demitido do comando do BRB, após investigações da Polícia Federal sobre fraudes bancárias, Paulo Henrique Costa defendia a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília como alternativa para a crise da instituição.

Já o diretor do Banco Central Ailton de Aquino Santos não é investigado — ao contrário de Vorcaro e Costa —, mas analisou, por obrigação técnica, diferentes alternativas para a situação do Master, que incluíam aporte de recursos, troca de diretoria, venda e, por fim, a liquidação.

De acordo com a apuração, como as etapas anteriores não avançaram, a Diretoria de Fiscalização recomendou a liquidação. A venda do Master ao BRB foi vetada pela Diretoria de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, comandada por Renato Gomes. A decisão final foi tomada pela diretoria colegiada do BC, que aprovou a liquidação por unanimidade.

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília