terça-feira, junho 14, 2022

Manoel Gabriel Neto exaltar o ensaio fotográfico de Luciano Menezes ''VELHA PETROLÂNDIA/PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES''

Inenarrável esse trabalho de Luciano Menezes. Comunhão de sociologia e ensaio fotográfico, em sintonia com outro belíssimo trabalho sobre o MST, do titã Sebastião Salgado. Estendo meus parabéns ao Amigo Assis Ramalho,  xamã das nossas memórias, tenho dito, em seus grandes feitos e realizações, faz bendazeja diferença no cenário provinciano.

Um abraço.

Manoel Gabriel Neto
* Formado em Direito, atualmente o advogado petrolandense Manoel Gabriel Neto mora em Belo Jardim/PE    - reveja abaixo o ensaio fotográfico de Luciano Menezes 


VELHA PETROLÂNDIA/PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES - Por: Luciano Menezes

VELHA PETROLÂNDIA – PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES 
Projeto: Luciano Menezes.

Nos dados, referentes aos setores rurais do município de Petrolândia, percebemos um pouco da complexidade das estruturas agrícolas, dos trabalhos e, consequentemente, dos fatores econômicos convergentes. Fica, portanto, perceptível a heterogeneidade dessas comunidades rurais, principalmente pelas diversidades dos grupos e categorias existentes nas esferas fundiárias.

Em relação a essa diversidade dos grupos camponeses atingidos pela Barragem de Itaparica, Araújo (2000) denomina como diferenciação camponesa. Noutras palavras, essa diferenciação significava a existência simultânea dos fazendeiros, dos assalariados, dos granjeiros, dos comodatários, dos parceiros - meeiros, dos arrendatários, dos posseiros e pequenos proprietários.

No entanto, toda essa diferenciação camponesa que era encontrada nos grupos ribeirinhos do sertão de Itaparica, sobretudo em Petrolândia, passaria, abruptamente, por um deslocamento compulsório. Seria, portanto, restringida às limitações dos novos núcleos agrícolas.

Esses “fundos de memórias” também esboçam novos quadros das mentalidades religiosas. Surgem com os seus ex-votos cênicos que sobrepujam a denominada “fé dos simples”. Os elementos votivos constituem um ramo prolífico dos ex-votos. Podem utilizar suportes variados: madeiras, telas, cartões e papel. Assim, não podemos ignorar elementos sutis presentes nas imagens, muito embora, não seja possível adentrar totalmente nas subjetividades e predisposições dos fotógrafos.


Por: Luciano Menezes

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