quinta-feira, abril 28, 2022

PRODETER-BNB Participa de caravana de promoção da Identidade Geográfica da Carne Caprina e Ovina do Sertão Pernambucano.






Os Polos do Sertão do São Francisco Pernambucano e Sertão de Itaparica, receberam visitas nos dias 20 e 21/04/22, de uma missão técnica formada gestores e técnicos do IF – INSTITUTO FEDERAL, Campus Petrolina Zona Rural e Campus Floresta, com a finalidade de apresentar o projeto de IG – Indicação Geográfica da Carne Caprina e Ovina, para os ovinocaprinocultores dos municípios de Petrolina, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Jatobá.

A caravana foi recepcionada no dia 20/04 às 10hs, no auditório do IF – Instituto Federal – Campus Petrolina Zona Rural, pelo Diretor-Geral do Campus Petrolina Zona Rural, Erbs Cintra de Souza Gomes e pela Coordenadora do Projeto Professora, Fabiana Rodrigues Dantas, Zootecnista e Dra. Engenharia de Alimentos. Que fez uma síntese do Projeto de Estruturação da IG – Indicação Geográfica para a carne caprina e ovina no Sertão Pernambucano.

No evento a palestrante Dra. Jeane Souza da Silva, apresentou um estudo recente de sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro-BA, 2020, sobre a propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a Inovação. “A referida apresentação sobre a viabilidade de implantação da indicação geográfica dos sucos de uva integrais do vale do submédio São Francisco, visou abrir uma rodada de conversas sobre a importância na Promoção da Identidade Geográfica da Carne Caprina e Ovina do Sertão Pernambucano”. Concluiu, Dra. Jeane Souza.

O Banco do Nordeste , foi representado no evento pelos Agentes de Desenvolvimento, Rosilene Duarte, do polo Sertão do São Francisco, agência de Petrolina - PE, e por Adelmo Azevedo, do polo Sertão de Itaparica, agência de Floresta - PE. “Foi muito importante esta integração entre os dois territórios, proporcionou a equipe do projeto IG - Indicação Geográfica, conhecer as diferentes realidades e compartilhamentos de experiências exitosas dos produtores rurais e empreendedores da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura nos dois territórios visitados”, conclui Adelmo Azevedo. A Agente de Desenvolvimento, Rosilene Duarte, destacou que o projeto de IG – Indicação Geográfica, coaduna com as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter-BNB), que tem por objetivos fortalecer as cadeias produtivas; Incorporar inovações tecnológicas as atividades produtivas; Potencializar a cooperação e participação dos agentes institucionais econômicos no processo de desenvolvimento local e territorial.


No Distrito de Rajada, município de Petrolina-PE , a caravana visitou as instalações do Abatedouro Frigorifico de Caprinos e Ovinos, experiência de sucesso da CAPRICOM Frigorifico e Consultoria, empreendimento gerenciado pelo empreendedor, Cândido Roberto, parceiro da Rota do Cordeiro, do PRODETER-BNB e Gestor da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura de Pernambuco. A caravana foi acompanhada, em Rajada, pelo pesquisador da Embrapa Semiárido - Petrolina/PE, Tadeu Vinhas Voltolini, e pelo Médico Veterinário e Professor Luiz Eduardo Barreto de Souza, do (IFsertãoPE), Campus Floresta - PE.

 

Em Belém do São Francisco - PE, no dia 21/04, pela manhã, o Coordenador do Polo Itaparica da Rota de Integração Nacional do Cordeiro - MDR, Edmundo Gomes, que acompanhou a caravana de visitas nos dois territórios, também esteve na visita a produtores rurais das Associações Padre Cícero e Francisco de Assis e propriedade do criador Sr. Jader Herculano, que juntas receberam capacitações do Sebrae-PE, assistência técnica da Super Berro, além de financiamentos através do BNB. Segundo Edmundo, essa integração dos dois Polos da Rota do Cordeiro, só vem a fortalecer a ovinocaprinocultura no Nordeste, trazendo bons resultados para todos os atores da cadeia produtiva. O Secretário de Agricultura e Vice Prefeito, Batista Cícero de Assis, recepcionou a todos os presentes da caravana, colocando o município a disposição para apoiar nas ações de estruturação da ovinocaprinocultura. O evento também foi prestigiado pela equipe de técnicos da empresa Roça Nova Agrícola, que participou da rodada de conversas com os produtores e equipe IG.


Em Petrolândia – PE , dia 21/04, a tarde, a caravana visitaram a ASCCOPETRO - Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, e conheceu as experiências de sucesso dos criadores Gualter Luiz Baldi, criação em confinamento e com projeto inovador de energia solar para produção de pastagem irrigada. Em seguida, a caravana seguiu para visitar a propriedade rural do criador, Francisco Morais, na Fazenda Mata Cabra, para conhecer o sistema de produção de pastagem com adubação orgânica. A Agrônoma, Moema Nogueira, da Secretaria de Agricultura de Jatobá/PE, também acompanhou a visita. O encontro continuou no Auditório do Centro Cultural de Petrolândia, à noite, às 19:30hs. A equipe técnica do projeto fez uma palestra e rodada de conversas com os criadores de caprinos e ovinos da ASCCOPETRO. O Secretário de Agricultura, Kleyton Lima, do município de Jatobá – PE, também prestigiou o evento com informações e suas experiências vivenciadas no PRORURAL, contribuindo com a rodada de conversas com os produtores.

O Projeto IG – Indicação Geográfica, no Território do Sertão do São Francisco – PE, contará com parceria da CAPRICOM – Cooperativa Agropecuária de Produtores Integrados de Caprinos e Ovinos do Nordeste e no Sertão de Itaparica – PE, contará com a parceria da ASCCOPETRO – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, que conta com sócios dos municípios de Jatobá e Tacaratu.

Os dois Polos da Rota de Integração Nacional do Cordeiro, conta com apoio e ações de diversos parceiros: PRODETER-BNB, SEBRAE-PE, SENAR, Embrapa Caprinos e Ovinos, CODEVASF, UNIVASF, Instituto Federal – (IFsertãoPE), UFRPE/UAST-Unidade Acadêmica de Serra Talhada, ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Escola Técnica/EMEC - Belém do São Francisco-PE, da SECTI-PE - Secretaria de Tecnologia de Pernambuco, CAPRICOM e ASCCOPETRO.

Equipe técnica do Projeto de Obtenção da IG – Indicação Geográfica:
Fabiana Rodrigues Dantas, Coordenadora Geral;
Ayslla Mayza de Souza, Estudante bolsista;
Ednaene de Menezes, Apoio Técnico;
João Bandeira de Moura Neto, Colaborador Técnico;
Mayara da Purificação Miranda, Estudante Bolsista;
Michele Araújo Novaes Leal, Extensionista, Zootecnista;
Patrícia Cristina de Sá Menezes, Estudante Bolsista.

Fotos palestra no IF Petrolina Campus Zona Rural







Fotos da visita da equipe IG, ao Abatedouro Frigorífico da CAPRICOM no Distrito de Rajada, conhecer as experiências locais!!






Palestra da equipe técnica de iniciação do Projeto de Estruturação da Indicação Geográfica da Carne Caprina e Ovina no Sertão Pernambucano.
Palestras e debates no Auditório do Centro Cultural de Petrolândia-PE.
Território do Sertão de Itaparica Pernambuco.
Data: 21/04/2022.
Hora: 20h às 22h.


















VEJA ABAIXO
Palestra da equipe técnica de iniciação do Projeto de Estruturação da Indicação Geográfica da Carne Caprina e Ovina no Sertão Pernambucano.
Palestras e debates no Auditório do Centro Cultural de Petrolândia-PE.
Território do Sertão de Itaparica Pernambuco.
Data: 21/04/2022.
Hora: 20h às 22h.


Blog de Assis Ramalho
Fonte:fotos/redação Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo

Um comentário: