sábado, setembro 25, 2021

Chesf bate recorde de geração - Neste mês de setembro e nos meses de outubro e novembro, a Companhia estará com suas hidrelétricas em plena atividade

Hidrelétrico de Itaparica Usina Luiz Gonzaga localizada no Rio São Francisco, no estado de Pernambuco

Neste mês de setembro e nos meses de outubro e novembro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estará com suas hidrelétricas em plena atividade, garantindo 7.000 MW médios de energia limpa para o Sistema Interligado Nacional (SIN), um recorde de geração da Empresa que não era alcançado desde 2012.

O Nordeste tem apresentado geração de 20.000 MW médios. Desse total, a Chesf participa com aproximadamente 35% somando hidrelétricas e parques eólicos próprios.

Segundo o diretor de Operação, João Henrique Franklin, o reservatório de Sobradinho (BA), o maior do Nordeste, está com cerca de 40% de seu volume útil e, por isso, a Companhia pode contribuir com sua geração hidráulica para o SIN. No Sudeste do País, os reservatórios somam 17% de volume útil, na região mais populosa e com maior consumo.

"O Nordeste passou uma crise hídrica bastante intensa de 2013 até 2018 e naquele período recebemos energia das regiões Sul e Sudeste do País. Desta vez, o Nordeste está exportando energia. Essa característica do Sistema Interligado Nacional é importantíssima para o atendimento de energia elétrica para o País", disse.

João Franklin destacou que a crise atual é sobretudo de água e, atualmente, a matriz energética brasileira é 60% hidráulica. Para o diretor, intensificar a diversificação da matriz energética e despachar termelétricas com mais frequência são alguns dos aprendizados da atual crise energética.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário