segunda-feira, agosto 16, 2021

Petrolândia: Em entrevista ao vivo, convidadas divulgam campanha "Agosto Lilás" de alerta para o enfrentamento da violência contra a mulher


Na semana passada, dentro do programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia, foi debatida a situação da violência contra a mulher no município de Petrolândia, na divulgação da campanha "Agosto Lilás", realizada pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Coordenadoria da Mulher. 

De acordo com pesquisa Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma em cada quatro mulheres sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja ela verbal, sexual, psicológica ou física. Ao todo, são 17 milhões de mulheres agredidas entre junho de 2020 e maio de 2021, ou 24,4% do total. Segundo dados do Governo de Pernambuco, o número de casos de violência doméstica e familiar contra mulheres em Petrolândia, no período de janeiro a junho de 2021, foi de noventa registros. Em entrevista ao vivo, as convidadas Cléia Fabíola, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres (Conselho da Mulher), Sabrina Menezes, Chefe de Políticas Públicas, Dra. Carla Siqueira, Advogada do Conselho Regional de Assistência Social (CREAS), e a Guarda Civil Maria Verônica, falaram sobre a programação do Agosto Lilás em Petrolândia e as ações realizadas no dia a dia em casos de violência doméstica. 

A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Coordenadoria da Mulher lançou, esta semana, a programação do Agosto Lilás, que tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher e alertar sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência doméstica, seja ela física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. 

A violência contra a mulher é entendida como problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos apontam índices entre 20% a 75% desse tipo de agressão em diferentes sociedades. O Brasil foi o 18º país da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres.

A Campanha Agosto Lilás visa chamar a atenção para a Lei Maria da Penha e dá destaque às ações do sistema de segurança pública direcionadas ao combate da violência doméstica e familiar. Sendo o Brasil um país historicamente e culturalmente violento, especialistas destacam ações essenciais para frear os números de agressões e feminicídios no país. As atividades em 2021 coincidem com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. Em Petrolândia, durante todo o mês, serão realizadas panfletagens, palestras, rodas de conversas, entrevistas e outras ações, dentro da campanha. 


Os canais para pedir ajuda ou fazer denúncias em Petrolândia:

180 Central de atendimento à mulher
190 Polícia Militar
0800 281 8187 Ouvidoria
87 99963-2150 Coordenadoria da Mulher do Município

Confira a entrevista no vídeo abaixo



Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário