sábado, agosto 01, 2020

Governo faz acordo com AstraZeneca para produção da vacina no Brasil


Representantes do governo federal e a AstraZeneca assinaram nesta sexta-feira (31) um documento que dará base para o acordo de parceria na elaboração de uma vacina contra a Covid-19. A expectativa agora é que a parceria seja formalizada na segunda semana de agosto.

A AstraZeneca é a segunda maior farmacêutica do Reino Unido e atua junto com a Universidade de Oxford na pesquisa da vacina batizada de ChAdOx1, em teste no Brasil.

Novo coronavírus pode ter ficado por até 70 anos em circulação silenciosa entre os morcegos, aponta estudo
Vacina de Oxford protegeu macacos da pneumonia causada pela Covid-19, mostra estudo publicado na 'Nature'

De acordo com o Ministério da Saúde, o documento trata da transferência de tecnologia e da produção de 100 milhões de doses da vacina, caso seja comprovada a sua eficácia e segurança.

Ainda segundo a pasta, a assinatura é segundo passo nas negociações realizadas pelo governo federal, a Embaixada Britânica e o laboratório AstraZeneca. A parceria foi anunciada em 27 de junho.

"O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 522,1 milhões na estrutura de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz produtora de imunobiológicos. O objetivo é ampliar a capacidade nacional de produção de vacinas e tecnologia disponível para a proteção da população. Outros R$ 1,3 bilhão são despesas referentes a pagamentos previstos no contrato de Encomenda Tecnológica." - Ministério da Saúde

A diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Camile Giaretta, afirmou em nota que foi dado "mais um passo importante para a formalização do acordo entre os laboratórios".

Produção em dezembro

Ainda segundo nota do Ministério da Saúde, o acordo prevê o início da produção da vacina no Brasil a partir de dezembro deste ano.

"E garante total domínio tecnológico para que Bio-Manguinhos tenha condições de produzir a vacina de forma independente", diz o governo. A vacina produzida por Bio-Manguinhos será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que atende o Sistema Único de Saúde (SUS).

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário