quarta-feira, abril 08, 2020

Chesf ampliará vazão de Sobradinho para 1.400 m³/s, à 00h00 desta quinta-feira, dia 9


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou a vazão defluente da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, para 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), à 00h00 de hoje, 8 de abril, e ampliará para 1.400 m³/s, à 00h00 desta quinta-feira, dia 9.

A alteração da vazão em Sobradinho tem a finalidade de manter o reservatório de Itaparica (PE/BA) em, no mínimo, 30% de seu volume útil.

A Usina Hidrelétrica de Xingó (AL/SE) permanece com a vazão ora praticada de 1.300 m³/s, que vem ocorrendo desde o dia 5 último. Como já informado, essa vazão é importante para melhorar a qualidade da água do rio e possibilitar a normalização do abastecimento de água potável para consumo humano, tendo em vista que as chuvas e, principalmente, a cheia do Rio Ipanema, causaram alto teor de turbidez (sedimentos argilosos) da água no Baixo São Francisco, prejudicando algumas captações de água.

A Chesf já informou a todas as entidades cadastradas, como prefeituras e defesas civis dos Estados e Municípios da Região. A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada pela Companhia, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de chuvas e vazões.


Informação: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário