sábado, março 28, 2020

Petrolândia [COVID-19]: Sem opções, catador de recicláveis mantém rotina de trabalho durante quarentena na cidade




Lindemar José da Silva tem 59 anos. Há 12, ele trabalha como catador de materiais recicláveis nas ruas da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. A chegada do novo Coronavírus (COVID-19) ao Brasil assustou o trabalhador, que mora na Quadra 09 da cidade, mas ele é categórico ao dizer que precisa trabalhar para sobreviver. “Precisamos nos proteger, mas o governo também precisa fazer mais pelo povo, ajudar nós catadores e a todos. Não é só dar a ordem, e dizer "faça isso, faça aquilo, fique em casa", e como a gente faz para comprar os alimentos, o essencial? Quem é que vai pagar a conta?'', desabafa seu Lindemar.

Ele acrescenta ainda que o seu dinheiro está acabando. ''O dinheiro está acabando, só dá para uma semana, no máximo para 15 dias, e eu gostaria de saber se os políticos estão passando pelas mesmas dificuldades que a gente está passando'', questiona.

Seu Lindemar diz que fica chateado quando alguém diz que ele "junta bagulho" e não cita que é catador de reciclável.

"Na verdade o que eu junto não é bagulho, como algumas pessoas dizem. O que eu junto é material reciclável'', frisa ele, lembrando que antes das medidas para evitar a disseminação do COVID-19 no município, coletava duas carroças de recicláveis por dia, e agora coleta apenas uma, às custas de muito sacrifício.

Antenado com as notícias, Lindemar ainda conversou com nossa reportagem sobre algumas questões atuais do Brasil e do mundo.

Confira no vídeo abaixo.







Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Um comentário:

  1. Conheço este senhor.
    Ele tem um prédio grande na quadra 09, porque não aluga e vai se aquetar.

    ResponderExcluir