quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Petrolândia: Grupo Paulinelly investe em estruturas de apoio ao turismo no município


Imóvel que dá acesso à praia do Letreiro do Sobrado foi adquirido pelo Grupo Paulinelly (Fotos: Lúcia Xavier/Arquivo Blog de Assis Ramalho)


O empresário Daniel, proprietário do Grupo Paulinelly (Magazine Paulinelly e Paulinelly Construções), está empenhado em mudar os rumos do turismo em Petrolândia e região. Há vários meses apoiando a revista Turismo na Serra, que já realizou reportagens e ensaios fotógrafos em Petrolândia, e depois de inaugurar um complexo de pousada, bar e restaurante, provido de ponto de embarque em catamarã para a Ilha de Rarrá, o Grupo Paulinelly deu um novo e grande passo para melhorar as condições de recepção dos turistas e visitantes de um dos principais cartões postais do município, a praia do Letreiro do Sobrado.

Há alguns meses, a inauguração do Chalé Paulinelly, às margens do Lago de Itaparica, a cerca de 5 minutos do centro da cidade, facilitou o acesso aos catamarãs que se deslocam entre Petrolândia e a Ilha de Rarrá, com a construção de um píer. Situado na estrada de acesso ao Mirante da Serrota, Chalé Paulinelly possui grande estacionamento e oferece apoio, conforto e segurança aos visitantes que desejam passear de barco, conhecer as ruínas da Igreja Submersa no Lago de Itaparica, ou, simplesmente, apreciar a paisagem proporcionada pelo rio São Francisco.

Agora, o desafio do Grupo Paulinelly é no Sítio Sobrado, localizado a mais de quarenta quilômetros do centro de Petrolândia, onde foi adquirido o imóvel que dá acesso à praia. Aberta ao livre trânsito durante muitos anos, há algum tempo a estrada foi bloqueada com cancelas pelo então proprietário das terras, devido aos incômodos provocados pela intensificação das visitas à Praia do Sobrado. O ex-proprietário chegou a dar ultimato à Prefeitura de Petrolândia para ser feita uma estrada de acesso ao rio, por fora de sua propriedade, o que nunca aconteceu, e há poucos dias anunciou o fechamento do acesso à praia através de suas terras. Foi nesse momento que o empresário Daniel adquiriu as terras e pretende realizar ali um projeto para apoiar o turismo em expansão na área.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, na tarde desta quarta-feira (12/02), o empresário Daniel da Paulinelly confirmou a compra do sítio em questão e afirmou que nessas duas semanas após a aquisição tem sido feita limpeza da área. Segundo ele, a intenção é construir uma estrutura adequada para oferecer serviços aos visitantes do Letreiro do Sobrado.

Durante quase uma década, talvez mais, a construção de um píer perto do centro da cidade e a melhoria no acesso e no apoio aos visitantes da praia do Sobrado eram as duas principais reivindicações do trade turístico ao poder público municipal. Ambos os projetos tornam-se, hoje, realidade, através da iniciativa privada, que atuou para transformar desafios em oportunidades.

A praia do Letreiro do Sobrado é de águas transparentes, propícia ao banho e lazer, além da beleza natural privilegiada, condições que a tornam um local cada dia mais procurada pelos visitantes, encantados pela divulgação de fotos do local. A inexistência restaurantes, bares, sanitários e quiosques, não afasta os visitantes da praia cujo encanto é a natureza em estado bruto. O Letreiro do Sobrado é uma formação rochosa, com inscrições tidas como pré-históricas. O local seria um sítio histórico-cultural em processo de tombamento, nunca finalizado pelo Iphan.


Redação do Blog de Assis Ramalho


4 comentários: