sábado, outubro 19, 2019

Petrolândia: Curso de prevenção e tratamento do pé diabético é encerrado com sucesso, no Centro Cultural


Coordenado pelo enfermeiro Jardel, foi realizado de 14 a 17 deste mês, em Petrolândia, o Curso de atualização em pacientes com pé diabético ministrado pelo enfermeiro com especialidade em estomaterapia, Amaral.

O curso teve como objetivo atualizar e capacitar os profissionais da área da saúde no atendimento de pacientes diabéticos e com pés diabéticos.

O envelhecimento e as doenças crônicas como o diabetes podem levar a diversos problemas nos pés. Com aulas teóricas e práticas, o curso de atualização em Cuidados com Pé Diabético e outra patologias relacionadas trouxe informações sobre a atuação dos profissionais da saúde de acordo com as necessidades de cada paciente.

O pé diabético se dá por infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores em quem tem diabetes mal controlado. Quando os níveis de glicose no sangue atingem graus mais altos, a cicatrização é dificultada, levando a maiores consequências, podendo ocorrer até a amputação do pé.

De acordo com o ministrador do curso, hoje os profissionais têm certa dificuldade em reconhecer essa patologia, que atinge mais da metade dos pacientes com diabetes que já tenham mais de 60 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil têm como causa o diabetes mal controlado: são 55 mil amputações anuais. O pé diabético pode ser evitado desde que o paciente faça exames regularmente e a taxa glicêmica seja mantida sobre controle.

Com o curso, os profissionais conseguiram identificar as alterações que acontecem no pé diabético. Atuando na prevenção, o profissional consegue evitar que a doença se propague e cause danos maiores aos pacientes

O encerramento do curso aconteceu na noite de quinta-feira (17/10/2019), no auditório do Centro Cultural Hidelbrando de Menezes, no centro de Petrolândia.

A equipe organizadora do curso agradece e parabeniza a todos os participantes.

Ver mais fotos abaixo


























Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Jardel - Enfermeiro Coordenador geral do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário