sábado, outubro 19, 2019

Petrolândia e municípios da região de Itaparica avançam em organização com todo potencial turístico de Pernambuco



Belém do São Francisco, Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Jatobá e Itacuruba, caminham a passos largos para serem reconhecidas como a IGR mais adiantada em turismo.

Na manhã de ontem, 17.10, se reuniram em sessão ordinária na Cidade de Floresta, que dessa vez sediou o evento, a IGR – Instância de Governança Regional Ilhas e Lagos do São Francisco, que reúne, além dos 06 municípios presentes, 02 Diretorias Regionais da ASTUR, a mais antiga Associação das Secretarias de Turismo do Brasil, cujos municípios estão associados, objetivando discutir o Termo Associativo, que, além de ser obrigatório para os municípios que passaram a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, passa a valer também, a existência da personalidade jurídica. Assim, a IGR pode em breve, se tornar a mais adiantada instância turística do Estado de Pernambuco, arregaçando as mangas e atendendo as determinações do MINTUR, que não são poucas, e estruturando seus municípios.

Representando Floresta, o Prefeito anfitrião e sua equipe – Ricardo Ferraz, Belém – representando o Prefeito Licínio e o COMTUR, Secretário de Turismo – Charles Sá, Petrolândia – Prefeita Janielma Souza, Mabel, Sandro e equipe, Itacuruba – Secretária Cristina Alves, Tacaratu – Prefeito Gerson e Secretário Gilson Gomes e equipe e Prefeita de Jatobá – Gorete e equipe. Em relação as demais instâncias regionais do Estado de Pernambuco, Mabel e Charles, diretores da ASTUR, também mostraram a importância do evento realizado na Cidade do Paracatu – MG, onde foram adquirir experiências com a mais avançada e organizada instituição de turismo do Brasil, o Circuito das Gerais e do Alto Parnaíba. Por adquirirem essa experiência, é que a IGR Ilhas e Lagos caminha a passos largos para efetivar a política pública voltada para o turismo na região.

Em certo momento, foram dados enfoques as riquezas de cada cidade em particular, cada uma delas, mantendo em seus solos, alguns recordes nacionais que nem de longe, é visto em outras regiões do Brasil. Belém, por exemplo, carrega 03 belezas, cito, os Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, 88 Ilhas Fluviais e o conglomerado AGRODAN, maior produtora e exportadora de mangas do Brasil, que em breve, oferecerá o turismo rural, com sua majestade a Rota da Manga e sua Roda D’água, mais antiga em funcionando. Petrolândia e sua submersão no mundo do Rio São Francisco, é única no Brasil a se destacar entre as 08 cidades mundiais, cujas belezas podem ser vistas embaixo d’água. Floresta se destaca como a Terra que mais Tamarindos dispõe em zona urbana, tendo criado no século passado, o primeiro vinho tinto da região. Tacaratu, não deixa por menos e se apresenta com suas belas e ousadas redes de descanso e para dormir, que fazem sucesso no Brasil. E ainda Jatobá, que se destaca como a segunda Cidade produtora de peixes tilápias em cativeiros e por fim, Itacuruba, que sedia o mais moderno Observatório Astronômico do Brasil, que vigia o espaço aéreo da IGR e do Brasil. Todas essas belezas e potencialidades turísticas, só são vistas nessas cidades que compõem a IGR Ilhas e Lagos.

Portanto, diante do trabalho que vem sendo realizado pelos Prefeitos, Secretários e Equipes, poderemos ter em pleno solo pernambucano, a mais organizada e conceituada instância de turismo. É pagar pra ver!

Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário