sexta-feira, agosto 02, 2019

Petrolândia: Contra a Lei nº 13.855/19 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, motoristas de vans bloqueiam a BR-316


Na manhã desta sexta-feira (02/08/2019), a ponte de acesso ao município de Petrolândia, na BR-316, no Sertão de Pernambuco, foi interditada por Motoristas de transporte alternativo. O ponto foi liberado por volta das 10h após ficarem cerca de meia hora fechado, quando já se avistava grande quantidade de carros há espera da liberação da rodovia. O protesto pacífico foi acompanhado pela polícia militar e Corpo de Bombeiros.

Além dos condutores de veículos de Petrolândia, vários motoristas de transportes alternativos de cidades vizinhas também participaram do protesto.

O movimento foi motivado pelas exigências para a categoria propostas por um decreto presidencial. 
De acordo com os manifestantes, eles são prejudicados pela Lei 13.855/19, publicada no Diário Oficial no último dia 9 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que aumenta a punição para os transportes alternativos. A lei altera o Código de Trânsito Brasileiro, classificando o transporte alternativo como infração gravíssima.

Por conta da lei, os trabalhadores em transportes alternativos buscam o diálogo para a regularização da atividade.

Os trabalhadores em transportes alternativos de Petrolândia e região alegam que os transportes são responsáveis pela geração de centenas de empregos na região. Caso não aconteça a regulamentação, vários pais de famílias vão ficar desempregados.


Por volta das 11:h00, após a liberação do trânsito na rodovia, os manifestantes seguiram em passeata pelas ruas e avenidas da cidade, passando em frente a prefeitura, e o ato teve fim no ponto onde se iniciou a manifestação.

De acordo com informações passadas a nossa reportagem, por lideranças do movimento, na próxima segunda-feira (05) haverá um encontro com vereadores na Câmara de Petrolândia. Na terça-feira, será a vez de diálogo com a prefeita de Petrolândia, Janielma Souza.

Ver abaixo vídeos e fotos da manifestação




Presidente da Câmara de vereadores de Petrolândia, Joilton Pereira, em apoio a manifestação
SINSEMPE - Sindicato dos Servidores Municipal de Petrolândia, em apoio a manifestação
Evaldo Nascimento, vereador de Petrolândia, em apoio ao movimento

Veja também


Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeos e fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário