quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude lança o programa Praia Legal em Pernambuco

Idealizado em 2015, o projeto Praia Legal - que realiza ações de enfrentamento ao trabalho infantil na Cadeia produtiva do turismo - sai do papel e ganha as praias do litoral de Pernambuco (Foto: Marcelo Vidal)

Numa parceria do Governo do Estado, através das Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, com as Secretarias municipais de Assistência Social dos 13 municípios litorâneos do estado e o distrito estadual de Fernando de Noronha, foi lançado, na última terça-feira (19), o programa Praia Legal. Com objetivo de desenvolver ações de enfrentamento ao trabalho infantil na Cadeia produtiva do turismo, o programa contribui para a erradicação do trabalho precoce, através da realização de ações contínuas e articuladas em três eixos de atuação: Prevenção e Articulação; Identificação de Trabalho Infantil e Proteção Social.

“Nesse programa, vamos dar andamento a uma prática que já é marca do Governo Paulo Câmara: unir Estado e municípios, criando uma parceria também nesse projeto. Vamos realizar um trabalho permanente junto com as prefeituras, de forma conjunta para unirmos forças, afinal estamos segurando a mesma bandeira”, afirmou o secretário, Sileno Guedes, que estava presente na cerimônia de lançamento. Para viabilizar as parcerias, cada município assinou um termo de cooperação para elaborar planos de trabalhos individuais, e assim, o Estado possa monitorá-los.

Junto com o lançamento, a SDSCJ realizou a formação de equipes sobre abordagem social com técnicos que vão para as praias realizar as ações de abordagem, ou seja, quem vai realmente cair em campo. Para isso, cada município enviou cerca de cinco representantes para serem multiplicadores nas suas respectivas equipes. “Com essa formação damos o pontapé inicial e os municípios já estão aptos a irem às ruas, inclusive somando o Praia Legal com outros projetos já desenvolvidos pelo município, o Atenção Redobrada, por exemplo”, explicou coordenador do Praia Legal, Leonidas Leal.

O encontro serviu para apresentar o programa, sua metodologia, acertar os detalhes com os municípios, debater com as equipes, além de repassar as ações que devem ser desenvolvidas, sendo tudo adaptado a cada necessidade e realidade de cada município. “Vamos realizar articulação com o trade, os estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes e também ações de sensibilização com a sociedade. Queremos estimular a sociedade, por exemplo, a não comprar produtos de crianças”, pontuou a gerente da proteção Social Especial de Média complexidade, Lioniza dos Santos.

O público-alvo do projeto são as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, suas famílias, os comerciantes e o trade turístico dos municípios participantes. “A sociedade precisa internalizar que criança tem que brincar, estudar, ser livre e não explorada. Essa ideia deverá ser repassada não só no Carnaval, como no ano inteiro”, disse o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues. A ideia é que o programa se fortaleça e ganhe cada vez mais qualidade com formações de reciclagem ao longo do ano.

Para a realização do Praia Legal, a SDSCJ, através da Executiva de Assistência Social e da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, vai disponibilizar para todas equipes municipais, materiais informativos e kits para a execução das ações nos territórios, como bonés, camisas com proteção UVA manga longa, panfletos informativos, cartazes e banners.

MUNICÍPIOS - A abrangência do projeto compreende os territórios litorâneos do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Goiana, Barreiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Ilha de Itamaracá, Ilha de Fernando de Noronha, Igarassu e Paulista.

Imprensa SDSCJ-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário