quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Estação Ecológica de Caetés, na Região Metropolitana do Recife, faz aniversário


A Estação Ecológica (Esec) Caetés, localizada no município do Paulista, na Região Metropolitana, completou 27 anos de criação, na última segunda-feira (18): é a primeira unidade de conservação estadual e possui uma área de 157 hectares. Para marcar a data, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciou um movimento com o tema “Quem ama cuida”, para melhorar o entorno da unidade de conservação. O projeto, realizado em parceria com as prefeituras dos municípios de Abreu e Lima e do Paulista, conta com a participação de moradores do entorno da unidade de conservação e de representantes do conselho da Estação.


“Ao invés de lixo, vida. Estamos transformando essa área do entorno da Estação, onde costumam depositar lixo, em uma área verde. Plantamos mudas de ubaia, pau-brasil, pitanga e de jenipapo. E estamos só começando. Em março, serão plantadas mil mudas de outras espécies de Mata Atlântica”, comentou a gestora da Estação Ecológica de Caetés, Sandra Cavalcanti. A UC está localizada em um área que poderia ter sido transformada em aterro sanitário, na década de 80, se não fosse o empenho da Comunidade de Caetés I, de associações ambientalistas e de outras entidades, que protestaram contra o projeto.

A criação da Esec tem como objetivos a proteção e a conservação das belezas cênicas, espécies raras, em perigo ou ameaçadas de extinção. Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, a UC é local de atividades de educação ambiental conservacionista e de investigação científica, através de pesquisas sobre suas rica diversidade.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário