07 junho 2018

Petrolândia: Morte de Tanderson Felipe Mateus (Tandinho) entristece a cidade


Foi sepultado no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na manhã desta quinta-feira (07), o corpo de Tanderson Felipe Mateus da Silva Lima. Ele faleceu precocemente aos 23 anos. Tandinho, como era conhecido, era um jovem muito querido na cidade e deixou uma legião de amigos e parentes inconsoláveis.

Ele estava internado no Hospital do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), há cerca de três semanas.

Tandinho deixa esposa e uma filhinha de apenas dois anos.

Nossas condolências a familiares e amigos pela imensa perda.

 
 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Sindicato dos Policiais Civis denuncia situação de precariedade nas delegacias de PE, inclusive a de Petrolândia


A Delegacia de Polícia de Petrolândia - no centro da cidade - foi fechada em 2015 para reformas, mas se encontra em completo abandono (Fotos: Assis Ramalho/BlogAR)
 
Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia.
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco apresentou, nesta quarta-feira (06), um dossiê sobre a realidade das delegacias de Polícia de Pernambuco 

Descaso, falta de estrutura básica, efetivo defasado, delegacias sucateadas e falta de investimento. Este é o panorama da Segurança Pública no Estado apresentado pela diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (06).

No dia 1º deste mês, o Presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros, em entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia denunciou que as delegacias de Polícia Civil no interior de Pernambuco estão funcionando de forma caótica, a maioria em prédios alugados, caso de Petrolândia, ou cedidos sem estrutura adequada. Além disso, policiais fazem limpezas em delegacias e 'vaquinhas' para pagar diarista.

Após visitar a delegacia de Petrolândia, Cisneiros afirmou ter constatado que o efetivo é insuficiente e os policiais trabalham no limite. Provisoriamente a Delegacia de Polícia Civil, da 186ª Circunscrição em Petrolândia foi transferida do centro da cidade para a rua Capitão Guilherme de Souza, na Quadra 12, no ano de 2015. A delegacia, que era para passar por reforma, se encontra em completo abandono (fotos acima).

Áureo criticou a estrutura "improvisada" da delegacia de Petrolândia que, segundo ele, não dá boas condições de trabalho aos policiais.

''Petrolândia está com uma delegacia improvisada e não é um prédio com todas as adequações. É quente e não tem ventilação. Inclusive as salas para reconhecimentos, as salas para prestar B.O. (boletim de ocorrência), são improvisadas, e a gente vai colocar no relatório''.

Cisneiros afirmou ter constatado que o efetivo é insuficiente e os policiais trabalham no limite.

''Aqui em Petrolândia, nós temos dez policiais que ficam se revezando. Então, praticamente são dois policiais por dia, o que é um absurdo. Se você não tem efetivo, você não faz com efetividade o serviço da Polícia Civil, que é investigar os crimes. E se não há investigação dos crimes, vai rolar a impunidade, que é um incentivo a essa onda de violência que está aí sobre Pernambuco, que é considerado o terceiro estado mais violento do país. Ficamos até mesmo à frente do Rio de Janeiro, que é três vezes maior, em termo de população, do que Pernambuco''.

O sindicalista também criticou fortemente a delegacia de Tacaratu, segundo ele, a pior estrutura entre todas que ele visitou, enquanto cita delegacia de Floresta como modelo para as demais.

''A delegacia de Tacaratu é terrível. A policial que me recebeu lá disse 'olha, Áureo, os policiais que estão dormindo nesta delegacia, estão amanhecendo doentes'. É mofo por toda parede e infiltração. Com a chuva, ninguém pode trabalhar, com a goteira caindo, inclusive com o risco de perder informações, perder os inquéritos. É uma delegacia muito ruim'', disse Áureo, reprovando a estrutura das delegacias do Sertão de Itaparica, exceto a de Floresta. ''A delegacia de Floresta é um modelo, um padrão que deveria ser seguido''.

Nesta quarta-feira, 06 de junho de 2018, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) expôs a realidade do segundo dossiê da PCPE. O primeiro deles foi apresentado três anos atrás, no início da atual gestão à frente do sindicato. Para a elaboração do segundo documento, os membros da diretoria percorreram delegacias e institutos médicos, criminalistas e de identificação por todas as regiões do Estado. De acordo com o SINPOL, a falta de estrutura na Polícia Civil é hoje um dos principais problemas que impulsiona a violência em Pernambuco.

“O que vimos é que quase nada mudou na política de segurança pública do estado. A falta de prioridade, diálogo e investimentos continuam imperando nesse campo. A Polícia Civil continua sucateada, sofrendo por falta de efetivo e quem tem pago essa conta é a população, já que cerca de 80% dos crimes cometidos em Pernambuco não são investigados por falta de condições e efetivo”, destacou o presidente do SINPOL, Áureo Cisneiros.

Durante os nove meses de visitações, os diretores do SINPOL constataram in loco o total descaso com o atendimento ao cidadão, com a investigação e com a solução de crimes, trabalho essencial para as garantias civis e o Estado Democrático de Direito, realizados com exclusividade pela Polícia Civil. Para se ter uma ideia, cerca de 80% das delegacias do estado estão fechando em horário comercial, finais de semana e feriados. Além disso, 40% dos imóveis que abrigam delegacias são alugados e não dispõe de adequação necessária para o funcionamento de uma unidade policial.

Em nota, Instituto Praia Segura lamenta perda de mais uma vida em ataque de tubarão em PE


NOTA OFICIAL DO INSTITUTO PRAIA SEGURA

O Instituto Praia Segura vem a público lamentar profundamente a perda de mais uma vida humana causada por ataques de tubarão em Pernambuco.

Como é de conhecimento público, a entidade desde 2005 vem contribuindo na busca de soluções para os ataques de tubarões em nosso Estado (Apoio às vítimas dos ataques) (Denúncia para fechamento do Matadouro Público de Jaboatão dos Guararapes) (Educação Ambiental) (Projeto de implantação das Telas de Proteção), dentre outras.

O Instituto acredita que o momento seja de reflexão, união e ações concretas, para que novos ataques não voltem a ocorrer. Apoiamos incondicionalmente as recomendações do Ministério Público de Pernambuco para que medidas concretas sejam implantadas. O momento é delicado e precisamos encontrar soluções que passem longe de interesses pessoais, empresariais, políticos, partidários ou eleitorais, já que estamos em ano de eleições.

Acreditamos que governo e sociedade deverão estar lado a lado na busca de ações e projetos sérios, que possam ser executados por instituições com plena capacidade técnica para implementá-los. Não existe espaço para amadorismo ou mesmo soluções mirabolantes sem nenhum lastro científico.

Tacaratu e Pedras podem ter ter suspensão de serviços em comarcas, critica Júlio Cavalcanti

Fórum de Tacaratu (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

A suspensão das atividades em algumas comarcas judiciárias do Interior do Estado recebeu críticas do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) na Reunião Plenária dessa quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O petebista cobrou providências do Governo Estadual, alegando que a descontinuidade dos serviços é causada por irregularidades no repasse do orçamento do Tribunal pelo Executivo.

Júlio informou que as populações dos municípios de Pedra (Agreste) e de Tacaratu (Sertão) já estão sendo afetadas pela suspensão dos serviços. O parlamentar foi informado sobre os problemas nos repasses pelo presidente do Tribunal, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, durante audiência ontem (05), na sede do Tribunal de Justiça.

“Não é o governador que perde com isso, meus amigos e amigas. É o povo, o cidadão e a cidadã que precisa da justiça cada vez mais ágil, próxima e estruturada para atendê-lo esteja a onde estiver. Peço aos senhores que fazem a bancada governista que sensibilizem o governador, que parece desligado no tempo e só vive agora de olho nas estrelas”, pontuou Júlio Cavalcanti.

Petrolândia: Deputados Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes concedem entrevista neste sábado (9) na Web Rádio Petrolândia ao radialista Assis Ramalho


A Web Rádio Petrolândia recebe neste sábado (09) os deputados Rodrigo Novaes (estadual-PSL) e Zeca Cavalcanti (federal-PTB), quando serão entrevistados pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, a partir das 13 horas. Posteriormente a entrevista será reproduzida em matéria no Blog de Assis Ramalho.

Na pauta da entrevista as questões nacionais do momento, as definições políticas em Pernambuco e as emendas e ações dos parlamentares em prol do município de Petrolândia e região.

Mais cedo, acompanhado por lideranças de oposição do município, os deputados entregam dois tratores de arado as comunidades da zona rural. Serão beneficiadas as associações Fé e Esperança da Agrovila 02 do bloco 01, e Amigos de Petrolândia - do Projeto Apolônio Sales.

Os dois tratores, além de implementos para produtores e agricultores do município, foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Zeca Cavalcanti.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Evaldo sugere implantar água encanada e saneamento básico, no âmbito da Comunidade estabelecida em frente ao Posto Rical

Foto: Assis Ramalho

Em Sessão da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na noite de quarta-feira, 30 de maio, o Vereador Evaldo Nascimento [Professor Evaldo], apresentou Indicação de requerimento em que solicita a prefeita Janielma Souza, providências cabíveis, no sentido de Implantar Água encanada e Saneamento Básico, no âmbito da Comunidde estabelecida na localidade em frente ao Posto RICAL, neste Município.

Justificativa da Indicação nº 065/2018


Somos sabedores, do significante número de famílias que ora encontram-se abrigadas naquele local, e diga-se de passagem, em condições sub-humanas.

Não existe ainda, um mínimo essencial, para uma condição de vida digna, sendo pois, totalmente contra as vertentes que norteiam os direitos humanos.

Isto posto, com base nas informações elencadas, solicitamos a esse Poder Executivo, seja definida, dentro das formalidades legais e com a máxima urgência, medidas cabíveis, no sentido de regularizar a situação daqueles cidadãos, que não dispõem de um teto para morar, e que necessitam sumariamente permanecer onde já se encontram, razão pela qual, estendemos nosso apelo, no sentido de pleitear a anuência de V.Exa., e oficializar a situação ora vivenciada.

Ainda assim, solicitamos também, seja implantado Saneamento Básico, pois trata-se de saúde pública, cuja medida importará em melhoria das condições de vida daqueles que habitam na comunidade em epígrafe, além de reduzir a necessidade de se buscar a medicina curativa.

Petrolândia: Vereador Delano Santos sugere abrigo para espera de ônibus na localidade de acesso à Escola Sandálias do Pescador


Em Sessão da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na noite de quarta-feira, 30 de maio, o Vereador Delano Santos (PSB), apresentou Indicação de requerimento em que solicita a prefeita Janielma Souza, a Construção de um Abrigo para espera de ônibus, no âmbito da localidade de acesso à Escola Sandálias do Pescador, situada na área rural deste Município.


Justificativa

Considerando o número de Alunos que lá se encontram, bem como, de professores, que deslocam-se diariamente, mediante transporte coletivo, salientamos a necessidade premente da construção do referido abrigo de para espera de ônibus.

Sabe-se porém, que a comunidade, quando em espera dos transportes, ficam à mercê do sol escaldante, ou mesmo chuvas, quando em período de inverno, o que, o que acarreta desconforto, causando sofrimento àqueles munícipes.

Sendo assim, face à necessidade de viabilização do pleito acima proposto, gostaríamos de solicitar aos Nobres Pares a aprovação da presente indicação.

Sala das Sessões, em 30 de Maio de 2018.

Delano Santos de Souza
Presidente/Vereador PSB

Ministro diz que projeção de salário mínimo em R$ 1.002 está mantida


O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, afirmou, nesta quarta-feira (6), que o governo mantém a projeção para o salário mínimo em 2019 no valor de R$ 1.002, diferentemente da estimativa de redução apontada em nota técnica da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Segundo a nota, que subsidia os trabalhos da CMO, houve redução na projeção de inflação para o ano, de 3,8% para 3,5%, segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 2º bimestre, o que rebaixaria o mínimo do ano que vem para R$ 998.

“A grade de parâmetros oficial é aquela que foi feita em 15 de março, essa é a que existe. Nós iremos rever mais na frente ou mais no final do ano. Nossas projeções podem mudar ao longo do ano, mas o governo não está revendo nada”, afirmou.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza exames de mamografia e ultrassonografia de próstata de 11 a 14/06

 Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima (Foto: Assis Ramalho/Blog AR)

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que haverá exame de Mamografia e Ultrassom de próstata de 11 a 14/06, a unidade móvel do SESI que realizará os exames estará no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima a partir das 6h30.

Veja data dos exames
Dia 11/06 Mamografia para mulheres a partir de 40 anos da zona urbana
Dia 12/06 Ultrassom de próstata para homens a partir de 40 anos da zona urbana
Dia 13/06 Mamografia para mulheres a partir de 40 anos da zona rural
Dia 14/06 Ultrassom de próstata para homens a partir de 40 anos da zona rural

Atenção: Levar documentos pessoais e comprovante de residência no dia do exame a partir das 6:30, por ordem de chegada (vagas limitadas)

Mulheres com menos de 40 anos não entram nessa ação.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria Municipal de Saúde

Petrolândia: Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes entregam dois tratores à comunidade rural neste sábado (09)

Modelo dos tratores que serão entregues neste sábado à comunidade rural de Petrolândia


Acompanhado por lideranças de oposição do município, os deputados Zeca Cavalcanti (federal-PTB) e Rodrigo Novaes (estadual- PSD), entregam neste sábado (09), em Petrolândia, mais duas máquinas para ajudar o homem e a mulher do campo. Desta vez serão beneficiadas - com um trator de arado - as associações Fé e Esperança da Agrovila 02 do bloco 01, e Amigos de Petrolândia - do Projeto Apolônio Sales.

Os dois tratores foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Cavalcanti. Veja abaixo a agenda dos deputados em Petrolândia, no sábado (9).

11:00 - Zeca e Rodrigo chegam a Petrolândia. Em seguida, juntos com a comitiva, seguem para a agrovila 02 do bloco 01, onde prestigiarão a final do torneio de futebol (organizado pelo vereador Zé Pezão). Posteriormente, será realizada a solenidade de entrega de um trator para a associação Fé e Esperança.

13:00 - Os deputados serão entrevistados pelo blogueiro e radialista Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia.

17:00 - Deslocamento para o centro do Projeto (campo de futebol), onde também será entregue um trator a associação Amigos de Petrolândia.

18:00 - A comitiva irá prestigiar o II Arraiá dos Amigos, festa junina que será realizada no Projeto Apolônio Sales.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Assessoria do grupo de oposição de Petrolândia

Conclua o ensino fundamental com o ProJovem Urbano


Jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, com acesso ao certificado em 18 meses. Estão abertas as inscrições para o ProJovem Urbano em escolas da rede estadual de Pernambuco que oferecem o programa.

O ProJovem Urbano oferece gratuitamente material escolar, material didático e pedagógico, e merenda.

As aulas terão início em julho/2018 e acontecerão no período noturno.

Mais informações: Coordenação Estadual do ProJovem Urbano (81) 3183-9435

Blog de Assis Ramalho