terça-feira, 28 de agosto de 2018

Sistema vai agregar valor a biomassas do agronegócio brasileiro

Programa Conexão Ciência apresenta iniciativa conjunta entre Embrapa e ABDI para gerir dados sobre biomassas, resíduos e efluentes do agronegócio brasileiro com foco na bioeconomia (Foto; Divulgação)

Um sistema desenvolvido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para mapear e organizar as informações sobre biomassas, resíduos e efluentes do agronegócio brasileiro é o tema do programa Conexão Ciência, que vai ao ar hoje (28/08) às 19h15 na TV NBR. Depois, fica disponível também no canal da emissora no YouTube.

A iniciativa, que está sendo iniciada com um piloto na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, ficará à disposição do público nos portais da Embrapa e da Agência, com níveis diferenciados de acesso para casos de confidencialidade de informações. O projeto faz parte das ações da Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi), iniciativa que apoia estados, municípios e aglomerações produtivas em ações voltadas ao desenvolvimento industrial e atua na articulação entre instâncias e atores da indústria nos territórios.

O entrevistado do programa, o pesquisador da Embrapa Agroenergia Bruno Laviola, explica que resíduos de biomassa - de origem doméstica, agropecuária ou industrial - podem causar sérios problemas ao meio ambiente e à saúde pública, se descartados de modo inadequado. A expectativa é que a nova ferramenta contribua para transformar esses problemas em soluções, apontando tecnologias para transformação dos materiais residuais em novos produtos.


Segundo ele, o sistema pretende trabalhar as biomassas e resíduos agrícolas sob o olhar da bioeconomia. Ou seja, não se trata apenas de mapear e organizar as informações, mas sim de agregar valor aos resíduos e efluentes, com foco na gestão ambiental e geração de renda. Além disso, irá contribuir para o posicionamento da agroindústria em função da ocorrência e disponibilidade da matéria-prima.

A ferramenta vai oferecer ao usuário informações completas sobre as biomassas de vários produtos de agroindústrias, além de indicativos de utilização sustentável. “Ao clicar em um determinado produto, a pessoa terá acesso a dados sobre as matérias-primas relacionadas, incluindo tipo, localização, entre outros, e também a soluções tecnológicas que incentivem a sua utilização de forma produtiva”, explica.com foco na bioeconomia.

O programa Conexão Ciência

O programa Conexão Ciência é produzido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a TV NBR, do governo federal, e vai ao ar todas as terças-feiras na TV do Governo Federal, às 19h15. Saiba como sintonizar a NBR na página da EBC Serviços na internet. Assista aqui aos programas anteriores.

Por Fernanda Diniz/Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD)


0 comentários:

Postar um comentário