segunda-feira, julho 16, 2018

Professores protestam pelo pagamento do Fundef, estimado em 1 bi para Alagoas

De acordo com Sinteal, parte do repasse já está nas contas dos municípios, mas prefeitos estariam gastando de maneira "aleatória" 

Centenas de professores, de diversos municípios do Estado, estiveram em passeata na manhã desta segunda-feira (16) para cobrar o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O recurso é estimado em um bilhão só para Alagoas.

De acordo com a Maria Consuelo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), o volume a ser pago em cada município varia de acordo com a quantidade de alunos matriculados. Ela afirma, no entanto, que muitos municípios já receberam o recurso.

"Os prefeitos dizem que não vão fazer o repasse para não cometeram improbidade administrativa, no entanto, alguns dos municípios que já receberam o repasse estão gastando de forma aleatória", conta a presidente do Sinteal.

Ainda de acordo com o sindicato, o repasse tem acontecido desde 2015 e alguns municípios já realizaram o pagamento, como Capela, Santa Luzia e Boca da Mata.

Os manifestantes saíram em passeata da Praça do Centenário, no Farol,e passaram pelo Tribunal de Contas da União, onde cobraram o repasse. De lá, seguiram, com o mesmo intuito, para o Palácio República dos Palmares, no Centro.

Por Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário