sábado, março 10, 2018

Na Alepe, Petrolândia recebe Voto de Congratulação de Lucas Ramos pelo 109º aniversário de emancipação política

Deputado estadual Lucas Ramos (Foto: Alepe)

Com bastante antecedência, no início de fevereiro passado, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentou Requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para homenagear a cidade de Petrolândia, localizada no Sertão de Itaparica, com "Voto de Congratulação" pela passagem do 109º aniversário de emancipação política. A data é celebrada no dia 1º de julho. 

Leia abaixo o Requerimento, na íntegra. 

Requerimento Nº 4477/2018

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais que seja formulado um “Voto de Congratulação” pela passagem do 109º aniversário de emancipação política do município de Petrolândia, comemorado no dia 1º de julho do corrente ano.

JUSTIFICATIVA

Petrolândia é um município Brasileiro do Estado de Pernambuco, localizado às margens do Rio São Francisco e a uma distância de aproximadamente 430 km da capital pernambucana, Recife. Comemora aniversário de emancipação política no dia 1º de julho, fato ocorrido no ano de 1909.

Petrolândia tem destacada participação na Economia pernambucana, nos setores da indústria, comércio, agropecuária e turismo e por abrigar a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Petrolândia é a Capital Pernambucana da Coconicultura, título conferido pela a Lei nº 14.591, de 21 de março de 2012.

A povoação das terras que hoje formam o município começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco. Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O nome Petrolândia, no entanto, só foi oficialmente concedido ao município em 31 de dezembro de 1943, por meio do Decreto-Lei Estadual nº 952.
O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II. 

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica e uma das mais modernas já construídas pela Companhia Hidrlétrica do São Francisco - CHESF), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.
A cidade hoje possui o 34º maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco e, por conta do funcionamento da Usina, é um dos dez maiores arrecadadores de impostos do Estado.
Pelo exposto, solicito dos meus pares ilustres a aprovação deste requerimento.

Sala das Reuniões, em 7 de fevereiro de 2018.

Lucas Ramos
Deputado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário