terça-feira, novembro 21, 2017

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop lembra que campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30


Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, e o primeiro passo para a mudança é a alteração no calendário de vacina. Na campanha de novembro só devem ser vacinados os animais mais novos, ou seja, os bovinos e búfalos com até dois anos de idade. Iniciada no dia 1º, a campanha segue até o dia 30 deste mês.

Em Petrolândia, a vacina pode ser adquirida na Agroshop Farmácia e Petshop, do médico veterinário Dr. Tony Ferraz.


Cerca de 520.000 animais devem ser imunizados nessa etapa em todo o Estado. Apesar da vacinação só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro. Pernambuco tem hoje aproximadamente 1,8 milhões de bovinos.


O produtor que não vacina paga multa, de no mínimo R$60,00 e aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter declarações da Adagro. De acordo com as metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o estado de Pernambuco deve ficar livre da doença sem vacinação em 2020.

A retirada da vacina faz com que Pernambuco conquiste outros mercados consumidores que possuam exigências sanitárias mais rigorosas, contribuindo assim para o aumento de exportações e da receita do Estado. Também alteraram a estratégia de vacinação os estados de Alagoas, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Gran­de do Norte e Pará.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Adagro PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário