domingo, maio 07, 2017

Artesão desenvolve primeira bateria compacta do Brasil

Chamado de Percubo, o instrumento pesa 25 kg e pode ser montado em 5 minutos

Se você quer ser um baterista, tenha um carro! A frase, amplamente difundida entre os percussionistas, tem um motivo: considerado um dos instrumentos musicais mais pesados e complexos, uma bateria convencional chega a pesar em média entre 40 e 70 kg, e a ter mais de 20 peças soltas, entre tambores (de diversos tamanhos e timbres), pratos e ferragens. Pensando em oferecer aos músicos maior praticidade para se locomover com o instrumento, o artesão Tiago Domingues criou a Percubo, primeira bateria compacta totalmente criada e desenvolvida no Brasil.

O instrumento, que está à venda pelo Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais, pesa pouco mais de 20 kg, medindo 60cm de altura, 35 cm de largura e 55cm de comprimento, vem fazendo sucesso entre os músicos nacionais. “Muitos dos compradores são profissionais que trabalham em lugares pequenos, se apresentam na noite ou não têm disponibilidade para transportar uma bateria convencional, nem dispõem de 40 minutos para montar e desmontar o instrumento”, explica o criador.

Formado em Música Popular pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Tiago cresceu em uma família de músicos, e quando criança começou a se interessar pelo instrumento que hoje é sua maior inspiração. “Atuei como músico por 20 anos, e uma das coisas que mais me incomodavam era o peso, tamanho e todo o esforço que precisava fazer para montar e desmontar a bateria. Conforme eu fui amadurecendo (e envelhecendo) comecei a perceber a necessidade de tornar o instrumento mais prático e acessível para todos”, conta.

Em paralelo à carreira de músico, Tiago sempre foi um apaixonado por madeira, e em 2012 criou a Mafagafo, marca especializada em brinquedos de madeira. “Pela Mafagafo, tive a oportunidade de desenvolver não só brinquedos, mas também instrumentos de madeira, como foi o caso da bateria. A partir dessa experiência, percebi que era possível unir minhas duas carreiras - Músico e artesão - para criar a Percubo”, relembra.

O primeiro protótipo da Percubo nasceu em março de 2016, e desde então 17 baterias já foram vendidas pela loja no Elo7. “O tempo médio de produção é de 10 dias, e hoje trabalho apenas com encomenda, para que cada instrumento seja único e customizado”, conta o músico. A bateria consegue oferecer ao músico detalhes importantes para a sua execução e transporte, como regulagem de inclinação e altura, ferragens em aço inox, cascos em eucalipto, rodas para transporte, e tambores afináveis com volume e ressonância equilibrados. E o melhor: tudo isso em menos de 25kg e que pode ser montada em cerca de 5 minutos.

“Para o Elo7, é um honra receber criativos que, além de desenvolverem produtos autorais, também investem em ideias inovadoras e que melhoram e transformam o dia a dia de todos nós. E a Percubo é um exemplo disso: uma criação simples, inovadora e que conseguiu atingir um público que precisava de um produto original como este”, finaliza o CEO do Elo7, Carlos Curioni.

A Percubo já está à venda para todo o Brasil, e estará em exposição para o público na Expo Music (Feira Internacional de Música, Áudio, Iluminação e Acessórios), que acontecerá de 4 a 8 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Para mais informações sobre a Percubo, acesse: www.elo7.com.br/percubo-suitcase/dp/6ABEDB

Sobre o Elo7
Fundado em 2008, o Elo7 é um marketplace de produtos criativos e autorais. Atualmente, o site possui 60 mil vendedores ativos em 3.7 mil cidades de todo o Brasil, além de 160 milhões de pageviews, 18 milhões de visitas ao mês e 3 milhões de produtos anunciados. Em 2014, a empresa recebeu seu terceiro aporte no valor de US$ 11 milhões dos atuais investidores Insight Partners, AccelPartners e a brasileira Monashees Capital.

NR-7 Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário