sábado, novembro 12, 2016

Secretário de Saúde de PE integra missão da OPAS em Israel


O secretário estadual de Saúde, Iran Costa (foto), integra, entre os dias 13 e 17 de novembro, a delegação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que realiza visita ao Instituto Internacional de Gestão Galilee (GIMI), em Tel Aviv, no Estado de Israel.

Durante a passagem pelo Oriente Médio, o grupo vai discutir a formação de profissionais no setor de saúde, com a perspectiva de uma colaboração intersetorial. A comitiva também irá conhecer os programas de gerenciamento de sistemas de Saúde do GIMI. A expectativa é que ainda durante a visita, seja firmado um acordo de colaboração entre o Instituto e a OPAS.

“A formação e capacitação dos profissionais de Saúde e o aperfeiçoamento da gestão do setor são prioridades do Governo de Pernambuco. Assim, esta é uma grande oportunidade de troca de experiência e discussão de futuras parcerias com uma instituição de reconhecimento internacional. Também vamos tentar um acordo de cooperação científica para capacitação na área de gestão”, destaca o secretário Iran Costa.

GIMI - O Instituto Galilee de Gestão Internacional é um respeitado instituto de gestão, que desenvolve programas de capacitação para profissionais de todo o mundo desde 1987. Foi criado com o ideal de que todas as nações podem se desenvolver economicamente investindo em seu capital humano – no conhecimento, mas também na inovação, estimulando as pessoas a trabalharem em todos os setores da sociedade. Até hoje, mais de 16.000 gestores, administradores e planejadores de mais de 170 países se graduaram nos programas do Instituto.

OPAS - A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU) e exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento entre os Países-Membros.

Em fevereiro deste ano, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, visitou Pernambuco e elogiou a seriedade e transparência do Estado na notificação e no enfrentamento à síndrome congênita do Zika. Em março, o secretário Iran Costa se reuniu, na sede da OMS, com representante da entidade em Washington, nos Estados Unidos. Já em maio, uma comitiva da OPAS visitou o Estado para acompanhar o atendimento aos casos de microcefalia e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário