segunda-feira, outubro 17, 2016

Número de pedidos de recuperação judicial é o maior em dez anos

Resultado recorde afetou especialmente as micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas estão sendo as mais afetadas pela recessão econômica. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, entre janeiro e agosto de 2016, foram realizados 1.235 mil pedidos de recuperações judiciais, número 61,2% maior que o registrado em 2015. No segmento de MPEs, foram requeridos 741 pedidos, empresas de médio porte tiveram 317 solicitações, seguidas pelas grandes empresas, com 177.

De acordo com Renato Carvalho Franco, presidente do capítulo brasileiro da Turnaround Management Association (TMA), associação internacional voltada a desenvolver as melhores práticas de reestruturação de empresas, o aumento nos pedidos de recuperação está diretamente relacionado à crise econômica. "A combinação de queda expressiva na atividade econômica, manutenção de juros em patamares altos, queda na oferta de crédito para empresas e consumidores, e forte redução na capacidade de geração de caixa, tem levado as empresas a buscarem renegociar suas dívidas com credores. Nos casos em que isso não foi possível, restou aos empresários a busca da proteção da lei de recuperações, para renegociar e reestruturar suas dívidas", explica o especialista.

Para Franco, o número de recuperações judiciais ainda pode crescer, apesar dos sinais de que a economia deve retomar o crescimento já em 2017. "Muitas empresas continuam no limite ou acima de sua capacidade de endividamento e alavancagem financeira e conseguiram apenas um fôlego junto aos seus credores, mas continuam altamente endividadas e talvez não consigam escapar de um pedido de recuperação judicial nos próximos meses.", conclui.

Para debater estes e outros temas relacionados a reestruturação de empresas e o atual momento de crise, a TMA Brasil promoverá entre os dias 24 e 25 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o 8º Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de empresa, com palestras e painéis que proporcionarão debates sobre melhores práticas de gestão e turnaround. O evento, que é o maior da América Latina no segmento, reunirá companhias e especialistas, que abordarão temas críticos junto aos participantes.

Para mais informações e inscrições, acesse o site http://www.tmabrasil.org/congresso-2016. Estudantes contam com condições especiais de inscrição.

Informações para Imprensa:

NA Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário