terça-feira, setembro 27, 2016

Novo Chico: Câmara Técnica da Revitalização estuda linhas de ação do programa

Foto: Ed Ferreira/MI

A Câmara Técnica do programa de revitalização Novo Chico deverá definir, nos próximos dias, as linhas de ação e os valores relativos aos serviços do programa. A determinação partiu do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante reunião da CT, na tarde desta segunda-feira (26.09), no seu gabinete, em Brasília (DF). Até a próxima reunião do grupo, marcada para 10 de outubro, também na capital federal, deverão ser consolidados os resultados até agora do trabalho, com definição de propostas específicas com vistas ao trabalho de revitalização.

Durante a reunião desta tarde, o assessor especial do Ministério da Integração, Irani Braga Ramos, apresentou um comparativo entre o planejamento do governo federal e o que consta no Plano Decenal de Recursos Hídricos, aprovado recentemente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), durante plenária do colegiado, em Belo Horizonte (MG). “É um plano que apresenta grande alinhamento, mas não pleno entre um e outro”, disse. O principal ponto de discordância está no tópico que aponta as demandas da bacia do São Francisco.

Presente à reunião, o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, salientou que o documento não é uma propriedade do colegiado, mas que apresenta as demandas da bacia hidrográfica. De acordo com Oliveira, o documento é bastante realista para ser aplicado, visto que sua construção está em consonância com os orçamentos dos governos estaduais e federal.

A Câmara Técnica tem o papel de atuar como secretaria do Comitê Gestor do programa de revitalização, criado pelo governo federal no início de agosto. O ministro Helder Barbalho considerou essencial o estabelecimento de metas e valores a serem investidos no trabalho. “E essas informações precisam estar consolidadas antes da reunião do Comitê Gestor”, finalizou Barbalho.

O secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa, o diretor técnico da agência delegatária do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, e o membro do colegiado Wagner Soares Costa também participaram da reunião, que contou com a presença de representantes de vários ministérios e órgãos federais envolvidos no programa de revitalização do São Francisco.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário