segunda-feira, junho 27, 2016

Petrolândia: Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura equipamento de energia solar nesta terça


Fotos: Divulgação/Cícero Batista 


Estado que tem definido políticas, diretrizes e ações efetivas para o incentivo de uso e aplicação de energias renováveis, Pernambuco foi o primeiro Estado a realizar um leilão de energia solar no País, com realização do Leilão PE Sustentável 2013, em 27 de dezembro de 2013, ação que levou à inserção do aproveitamento da energia solar na matriz energética do Estado, quando foram contratados 92 megawatts de energia solar. 

O município de Tacaratu possui em seu território a primeira usina híbrica (eólica e fotovoltaica) do País, inaugurada no dia 25 de setembro do ano passado, composto pelo parque eólico de Fontes dos Ventos (80 MW), e das centrais fotovoltaicas Fontes Solar I e II (11 MW). 

Nesse contexto, a cidade de Petrolândia, vizinha a Tacaratu, também tem seu destaque em energias renováveis. Nesta terça-feira (28), será inaugura a instalação de painéis fotovoltaicos na Panificadora e Lanchonete Veneza, organização do empresário Cícero Batista. Situado na rua Cecília Delgado, no centro comercial, a Veneza será o primeiro empreendimento da região atendido pelo programa PE Solar, com produção estimada em 5.000kW/mês. A inauguração será festiva, com música ao vivo.  

O programa PE Solar foi instituído pelo Decreto nº 41.786 de 29 de maio de 2015, com o objetivo de estimular a implantação de microgerações e minigerações de fonte solar distribuídas em instalações consumidoras em todo o Estado, permitindo que pequenas e médias empresas tenham tanto acesso a essa tecnologia quanto ao financiamento de seus projetos. Para tanto, o programa viabiliza a instalação de Sistemas de Geração de Energia Solar em unidades consumidoras industriais e comerciais de micro e pequeno porte em Pernambuco.

O PE Solar é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico(SDEC) e da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, trabalho e qualificação (SEMPETQ), por meio da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Cícero/Panificadora e Lanchonete Veneza e PE Solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário