segunda-feira, junho 27, 2016

Brasília terá primeiro evento do 8º Fórum Mundial da Água


Brasília se prepara para receber o maior evento global sobre água: o 8° Fórum Mundial da Água entre 18 a 23 de março de 2018, quando são esperados cerca de 30.000 representantes de mais de cem países para discutir temas relacionados aos recursos hídricos e promover a maior conscientização coletiva a respeito dos temas ligados a água. Com o tema Compartilhando Água, o Fórum ocorre pela primeira vez no hemisfério Sul.

O primeiro evento de preparação do Fórum aberto ao público acontece nos dias 27 e 28 de junho de 2016 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília. Estarão presentes representantes de órgãos e entidades mundiais neste evento que promete lançar Brasília e o Continente Sul-Americano em um novo nível de discussões a respeito da importância e responsabilidades referentes à água no mundo.

Com visibilidade e abrangência ampla e irrestrita, além da extensa interlocução com os diversos setores da sociedade nacional e internacional, o Kick Off Meeting pretende reunir 500 pessoas para iniciar as atividades do Fórum.

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum é uma oportunidade de discussão em nível mundial e uma contribuição para estabelecer compromissos políticos e incentivar ações em todos os setores da sociedade.

O evento é um espaço aberto a todos os setores da sociedade e recebe empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes de governos locais, estaduais e nacionais, legisladores, organismos nacionais e internacionais, membros de Comitês de Bacia Hidrográfica, ONGs e demais organizações da sociedade civil.

O Fórum será estruturado em quatro processos principais: temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas vertentes, tais como água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas; político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares; regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo; e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será um grupo transversal sobre perspectivas do uso sustentável da água.

Paralelamente, o Fórum Cidadão ganha destaque com a participação popular que irá debater as responsabilidades conjuntas sobre água. Concomitantemente, acontecerá a Feira demonstrativa de projetos e divulgação de boas práticas, e a Exposição, abertas a empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico interessadas em divulgar ideias, contribuições e inovações nos temas relacionados à água.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) foi uma das principais protagonistas na formulação e na defesa da proposta que trouxe o 8º Fórum Mundial da Água para Brasília. A Adasa e o Governo do Distrito Federal, juntamente com órgãos do governo federal, como o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas, além de parceiros da iniciativa privada, estão à frente da realização deste grande evento.

Durante os dias 27 e 28 de junho os participantes debaterão os temas fixos propostos pelo Conselho Mundial da Água e poderão sugerir novos temas e plataformas para o evento de 2018. Para maiores informações a respeito do evento acesse www.worldwaterforum8.org

ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário