quarta-feira, dezembro 02, 2015

Workshop e Encontro de Negócios da Cachaça reuniu especialistas no Senac


No dia 23 de novembro, o auditório do Senac recebeu especialistas para discutir a boa e velha cachaça. O Workshop e Encontro de Negócios da Cachaça reuniu 170 pessoas em uma programação que contou palestra, mesa redonda e oficina, todas com foco na bebida. O evento gratuito foi uma realização do Sebrae e da Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura – APAR, em parceria com o Senac, AD Diper, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Pernambuco, Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Fundação Gilberto Freyre, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o site O Cachacista.

Durante a palestra “Cachaça e Gastronomia: A arte de harmonizar”, Jairo Martins, superintendente da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), falou sobre as formas de apreciação e harmonização da cachaça com a comida. De acordo com ele, há três tipos de apreciação: a isolada, a misturada e a acompanhada. “A cachaça pode estar presente em todos os momentos da refeição. Ela pode abrir o apetite, pode acompanhar e ainda servir como digestivo”, afirmou ele.

Em seguida, o jornalista João Almeida comandou a mesa redonda, que contou com a participação de Gilberte Freyre Neto e do chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. Nela, os participantes discutiram os aspectos da bebida, suas características e o consumo na região Nordeste, oferecendo um momento de networking. Finalizando a programação, os alunos do curso de Cozinheiro do Senac e do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac participaram de uma oficina sobre o Serviço da Cachaça, ministrada por Jairo Martins, no salão P3. "O evento clareou os conhecimentos básicos e mostrou que cachaça é iguaria e cultura. Foi tudo muito bem explicado", afirmou Kauãn Lopes, aluno da 3ª fase do curso de Cozinheiro.

Senac PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário