domingo, setembro 20, 2015

SENAI Conecta certifica 32 profissionais no município de Passira, no Agreste pernambucano

SENAI-PE/Divulgação

Profissionais do município de Passira que realizaram o processo de certificação¹ oferecido pelo SENAI Conecta, em parceria com a prefeitura do município, participaram, no último dia 16, da cerimônia de entrega de certificados na Secretaria de Educação da cidade do Agreste pernambucano.

Os exames de certificação foram aplicados no período de 27 a 31 de julho, em parceria com a prefeitura da cidade. Ao todo, 48 pessoas se submeteram às provas teóricas e práticas nas modalidades de Pedreiro de Alvenaria de Vedação, Encarregado de Pedreiro de Obras, Reparador Polivalente, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Motorista de Táxi.

Do total, 32 foram aprovadas e receberam, além do certificado, uma carteira que comprova a competência nas ocupações específicas. O prefeito de Passira esteve no evento, com representantes da comunidade e a coordenadora Certificação de Pessoas do SENAI Conecta, Aline de Andrade.

CERTIFICAÇÃO

O processo de seleção acontece da seguinte forma: após a inscrição, o SENAI Conecta faz um balanço das competências do candidato para preparar o exame e, 15 dias depois da inscrição, agenda a prova de certificação.

O resultado é divulgado 15 dias após a realização dos exames. Em caso de aprovação, o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas* (SSCP) concede ao indivíduo uma carteira e um documento de certificação. Ele também assina o termo de conduta que lista os respectivos direitos e responsabilidades que tem na posse da carteira.

A certificação tem validade de cinco anos. Porém, depois de dois anos e meio o profissional certificado deve se apresentar e comprovar que está atuando em sua área no mercado. Caso não esteja, tem que realizar outro exame.

O SSCP disponibiliza certificações nas áreas de Construção Civil, Alimentos, Mobiliário e Turismo. O CEC de Pernambuco (SENAI Conecta) oferece as certificações para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro em Alvenaria Estrutural, Pedreiro de Vedação, Encarregado de Obras, Reparador Polivalente (Can-Fix-It) e Motorista de Táxi.

(1) A certificação de pessoas, também chamada de acreditação profissional, refere-se ao processo de reconhecimento formal das competências de uma pessoa, independentemente da forma como foram adquiridas. É o reconhecimento de que uma pessoa possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado campo de atividade. 

Senai PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário