quinta-feira, julho 02, 2015

Projeto Innovate conclui estudos no Submédio e Baixo São Francisco


O pesquisador alemão Hagen Koch, participante do projeto Innovate, concluiu o estudo elaborado sobre a gestão dos recursos hídricos no âmbito da bacia do rio São Francisco, nas regiões do Submédio e Baixo. O documento, que serve como reflexão, foi encaminhado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), bem como a outras entidades relacionadas ao tema em questão.

O projeto Innovate, desenvolvido pela Universidade de Berlim em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), procura estudar a gestão dos recursos hídricos, para fins de atendimento às necessidades dos diferentes usuários. O estudo apresentado pelo professor doutor Hagen Kock aponta que a alteração do regime de vazões, resultante de escolhas de operação de reservatórios, afeta as condições ecológicas da região na qual sofre a intervenção. O resultado é a perda de planícies aluviais, além de zonas ribeirinhas e úmidas.

O professor Hagen Koch lembra, ainda, que os ecossistemas dos próprios reservatórios raramente são incluídos no debate sobre fluxos ecológicos das variações de nível da água e podem levar ao deslocamento de linhas costeiras em diferentes escalas de tempo. O resultado é que pode influenciar de várias maneiras os ecossistemas aquáticos.

A íntegra do documento pode ser conferida a seguir e serve como reflexão. Acesse aqui

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário