Publicidade />

Peixamento do Velho Chico será realizado em Penedo-AL durante Festa de Bom Jesus dos Navegantes

Soltura de alevinos no rio acontecerá no próximo domingo (11), durante as festividades de Bom Jesus dos Navegantes

Milhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco serão inseridos nas águas do “Velho Chico” no domingo (11), às 10h, durante a 131ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes do município de Penedo (AL). O tradicional peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma ação de repovoamento, que ocorre em diversos trechos da bacia ao longo do ano, como iniciativa do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Segundo o engenheiro de pesca Álvaro Albuquerque, entre as espécies que serão inseridas pela Codevasf no “Velho Chico” estão alevinos de matrinxã, pacamã, piau, xira e a piaba. “Os alevinos utilizados nesse e em outros peixamentos são de espécies nativas do rio, produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, uma unidade de pesquisa e produção que trabalha para produzir ciência e tecnologia para revitalização da bacia”, explicou.

O peixamento na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo ocorrerá em dois momentos. No primeiro, a balsa que faz a travessia do rio de Penedo (AL) para Neópolis (SE) transportará os tanques com alevinos para serem soltos em três trechos entre os dois municípios. Já no segundo momento, os visitantes da festa poderão participar da soltura dos alevinos e contribuir com o repovoamento do “Velho Chico” numa ação de educação ambiental.

A realização do peixamento pela Codevasf conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Confira programação religosa da  Festa de Bom Jesus dos Navegantes>aqui

Codevasf

Comentários

Publicidade