quinta-feira, janeiro 08, 2015

Em entrevista a Assis Ramalho, Robson Leandro, prefeito de Jatobá, fala sobre demissões feitas em 2014, projetos para 2015 e diz ser perseguido injustamente em rede social


Assis Ramalho entrevistou Robson Leandro, prefeito de Jatobá

Robson Leandro (PT), prefeito do município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, em entrevista a Assis Ramalho, fez um balanço de seus dois anos de gestão no ano de 2014. Robson falou de ações e dificuldades e de suas expectativas para 2015.

O prefeito afirma que tem sofrido fortes perseguições por parte de seus opositores, mas que nada o intimida. Também na entrevista o prefeito nega que tenha rompido politicamente com o vice-prefeito Itomar Varjão.

Abaixo a entrevista, na íntegra:

Assis Ramalho: Agradecemos por nos receber e pedimos que faça a sua análise sobre o ano de 2014, período em que completaram-se dois anos de sua gestão à frente da prefeitura de Jatobá.

Robson Leandro: Primeiramente, eu gostaria de lhe agradecer por ter disponibilizado seu tempo e vir até o meu gabinete para que eu possa conceder esta entrevista ao seu blog, que é de grande credibilidade, não só em Jatobá como em toda região. Na realidade, Assis, o município de Jatobá, a exemplo dos demais municípios do Brasil, encontra-se com sérias dificuldades. Nós tivemos o ano de 2014 muito mais difícil do que o de 2013, embora no ano passado eu fosse muito menos experiente do que neste ano, onde a gente já adquiriu muitos conhecimentos. Mas as dificuldades pelas quais o Brasil tem passado tem tornado praticamente inviável a nossa administração. Com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), juntamente com a queda dos recursos que o município angariava, nós fomos obrigados a tomar medidas administrativas que praticamente deixaram o Município sem recursos humanos, mas foram medidas tomadas por causa da crise que se instalou.

Assis Ramalho: Essas medidas a que você está se referindo, foram as mais de duzentas demissões feitas recentemente pela prefeitura? Você foi obrigado a fazer essas demissões? Creio que deve ser muito difícil para um gestor ser obrigado a fazer demissões contra a sua própria vontade, verdade?

Robson Leandro: Sim, você está correto. Por minha vontade, ao invés de fazer demissões, eu queria era admitir muito mais pessoas do que já tínhamos admitido, mas fomos obrigados a fazer essas demissões para tentar equilibrar as contas da prefeitura. Tivemos que demitir momentaneamente mais de duzentos amigos que foram colaboradores e, ao contrário do que dizem algumas pessoas, que não têm muito o que fazer, de que eu demiti por questões políticas, não é verdade. Se fosse por questões políticas, eu tinha era que dobrar o número de funcionários, já que o meu governador Paulo Câmara (PSB) foi eleito, o meu senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) foi eleito, e os meus deputados Zeca Cavalcanti (PTB, federal) e Clodoaldo Magalhães (PSB, estadual) foram eleitos. Todos foram eleitos com a ajuda do povo e, principalmente, com a proteção de Deus. Então, se fosse por motivos políticos, eu teria que admitir e não demitir pessoas.

Assis Ramalho: E quais foram os verdadeiros motivos que causaram as demissões?

Robson Leandro; Na realidade o motivo das demissões desses meus amigos, que eu espero que me compreendam, foi o arrocho que se deu através da queda do FPM e a instabilidade econômica que existe no país. Portanto, as demissões não tiveram nada a ver com perseguição política.  Quem fala isso é por que não tem muito o que fazer.

Assis Ramalho: Poderia citar as principais ações do seu governo no ano de 2014?

Robson Leandro: Olha, apesar das muitas dificuldades, nós já temos muitos motivos para comemorar coisas boas que já existem nesta nossa gestão. Mesmo com as dificuldades que o país está enfrentando, mesmo com todas as dificuldades encontradas, que eu tive que superar, que foram deixadas pela ex-gestão, nós temos hoje um município de Jatobá que eu acredito que seja um município enxuto e que começa a desfrutar de um planejamento que eu fiz para ele. Nós temos hoje na cidade uma praça (em construção) maravilhosa, que é um sonho da população, que é a Praça da Matriz, que está sendo feita com os recursos do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). Nós estamos executando doze ruas, que são as ruas do Bairro Boa Esperança, e ruas do centro da cidade. Já iniciamos o recapeamento da pavimentação asfáltica, em sua primeira etapa. Estamos dando continuidade às construções das 40 casas populares. Enfim, eu acredito que neste ano de 2015 que se inicia, nós teremos muito mais para ofertar para a população de Jatobá.

Assis Ramalho: Na sua avaliação, como anda a saúde e a educação do município?

Robson Leandro: Assis, na área de saúde eu posso comemorar os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em Pernambuco apenas seis municípios se igualam a nós, que é de 5.0, ou mais. Esses dados são extraídos do site da Secretaria da Fazenda. Então, a nossa educação é um sucesso, e vai muito bem no município. Sobre a saúde, como você sabe, é um problema que não é só do município de Jatobá, mas de todo o país. O que eu tenho que comemorar na nossa saúde é que nós adquirimos novas ambulâncias, conseguimos colocar médicos plantonistas durante todos os dias no Hospital de Itaparica, e é bom frisar que nós fizemos isso sem sermos os responsáveis pelo Hospital de Itaparica, que pertence ao Estado. Mesmo assim, eu coloco médicos plantonistas, ambulâncias novas, temos médicos em 16 especialidades, conseguimos reabrir o raio-X, e estamos lutando pela municipalização do Hospital. Aí sim, quando a municipalização acontecer, as pessoas poderão atribuir a mim a responsabilidade do Hospital.

Assis Ramalho: Homicídios têm acontecido com certa frequência no município de Jatobá. Como anda a segurança pública no município?

Robson Leandro: Olha, a gente não pode negar que estamos tendo um período muito difícil na nossa região, e eu lamento por todos os acontecimentos. Aproveito a oportunidade  para me solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos, mas também eu acho que a questão de segurança é um problema a nível de Estado. Como gestor do município de Jatobá, eu tenho tentado implantar uma Guarda Municipal, para poder trabalhar em parceria com a Polícia Militar, que eu acredito que esteja em boas mãos, sendo comandada pelo Major (Fabrício) Ferraz. Mas as dificuldades que a gente tinha com folha de pagamento, não me deixavam mandar esse projeto de lei para a Câmara Municipal. Mas em 2015, com as contas mais equilibradas, eu pretendo mandar esse projeto, e assim tentar coibir esses atos de vandalismo e de violência que tanto têm aterrorizado as famílias de bem da nossa região.

Assis Ramalho: O prefeito ficou satisfeito com a votação recebida pelos candidatos que receberam seu apoio nas eleições passadas no município de Jatobá?

Robson Leandro: Sim, eu fiquei muito satisfeito com os resultados obtidos pelos nossos candidatos. E quero aqui agradecer, primeiramente a Deus, e depois ao povo de Jatobá que confiou em mim e ajudou a eleger os nossos candidatos. Então, eu fiquei muito contente com a vitória do nosso governador Paulo Câmara, do nosso senador Fernando Bezerra Coelho, e dos nossos deputados ZecaCavalcanti (federal) e Clodoaldo Magalhães (estadual). E quero dizer que, embora eu não tivesse participado ativamente, por estar engajado em outros projetos, eu já sabia da vitória da presidenta Dilma. Então, graças a Deus, eu tenho a oportunidade de comemorar as vitórias de todos. Do deputado estadual à presidência da República.

Assis Ramalho: Qual o principal ou os principais projetos do seu governo para o ano de 2015?

Robson Leandro: Assis, eu não tenho dúvidas de que a redenção deste município é a piscicultura, por que Jatobá é a Capital da Tilápia. Nós estamos tentando implantar isso na cabeça do povo e, graças a Deus, nós temos conseguido atrair muitas pessoas, inclusive investidores. Eu quero dizer que a minha luta é, e sempre será, até o fim do meu mandato, tentar trazer uma fábrica de beneficiamento de peixe para este município, um projeto que vai ser importante para o crescimento de toda essa regiâo. E outro sonho que eu tenho é, depois de ter conseguido a água para o Moxotó, implantar o asfalto da estrada do Moxotó. Também pretendo melhorar as estradas do Brejo, da Carrapateira e criar um novo acesso (próximo à ETA-Estação de Tratamento de Água da Compesa) para o município de Jatobá. Também pretendo criar um parque industrial, que será de grande importância para o desenvolvimento do nosso município.

Assis Ramalho: Recentemente aconteceu eleição para presidência da Câmara Municipal, e você conseguiu eleger o seu candidato (vereador Eduardo Júnior, do PSB), em uma disputa muito acirrada. Eu imagino que tenha ficado muito satisfeito.

Robson Leandro:  Você tem razão, porque na realidade foi uma eleição bastante disputada. Aliás, há quem diga que eleição para presidente da Câmara é mais difícil do que para prefeito. Eu não sei, porque nunca fui vereador. Mas eu estou muito contente, porque nós conseguimos fazer o presidente, que é um vereador jovem, sincero e eu só tenho a desejar a ele boa sorte e que conduza, com a dignidade que o povo de Jatobá merece, os trabalhos da Casa Legislativa.

Assis Ramalho: Você se sente perseguido pelos vereadores de oposição?

Robson Leandro: Eu me sinto muito perseguido e injustamente, principalmente por uma arma chamada Facebook. O Facebook era para ser uma arma para aproximar as pessoas, mas aqui em nossa cidade tem sido um órgão onde as pessoas tentam denegrir a imagem das outras. Quem não tem coragem de dizer algo a mim pessoalmente, se utiliza de Facebook, mas eu não me preocupo, porque eu sei que os homens verdadeiros estão ao meu lado.

Assis Ramalho: Durante esses dois anos de gestão, já chegou o dia em que tenha se arrependido de ter entrado na política e, consequentemente, se tornado prefeito?

Robson Leandro: Eu não tenho arrependimento de ter sido prefeito, até por que foi um sonho que eu realizei. Mas, na realidade, eu não esperava encontrar tantas dificuldades como eu tenho encontrado, porque a gente trabalha muito para vencer a burocratização que existe neste país, a gente se entrega muito, mas a gente agrada muito pouco. Mas eu não desisto desta caminhada, e quando chegar 2016 eu estarei pronto e determinado para o julgamento do povo. Enquanto isso, eu só não vou abrir mão dos meus princípios, que é de ser sério, honesto, amigo e saber respeitar as pessoas, mesmo aquelas que eu não conheço.

Assis Ramalho: Não sei se você vai querer responder, mas a minha obrigação, como entrevistador, é perguntar. Você e o vice-prefeito Itamar Varjão racharam politicamente? 

Robson Leandro: Isso não é verdade, porque não existe racha nenhum entre eu e Itamar. O que houve foi que nessas eleições eu fiz uma opção, inclusive com o consentimento dele, que foi a de votar no candidato a governador Paulo Câmara. A opção foi porque ele (Paulo Câmara) foi apresentado por Eduardo Campos, que foi um governador que trouxe muitos benefícios para o município de Jatobá. Então, enquanto eu me comprometi com Paulo Câmara, o vice-prefeito se comprometeu com o candidato da oposição (Armando Monteiro, do PTB), tudo dentro de uma normalidade. Então, durante a campanha houve esse afastamento entre ele e eu, porque cada um tinha que lutar por votos para os seus candidatos. Mas, passadas as eleições, nós voltamos ao normal.

Assis Ramalho: Então não há nenhum racha entre vocês e tudo que se comenta é só especulação?

Robson Leandro: Esse tal racha entre eu e Itamar, na realidade, não passa de especulação daquelas pessoas que não querem ver a nossa união. Mas nós continuamos unidos, graças a Deus.

Assis Ramalho: Não existe nenhuma possibilidade de racha no grupo?

Robson Leandro: De minha parte não há possibilidade de forma nenhuma. Nós estamos bem e eu acredito que o grupo todo quer o bem para Jatobá, e vai permanecer unido em torno de uma gestão que é séria, que passa por dificuldades, mas que, com certeza, vai provar que é competente e que foi eleita para mudar o município de Jatobá.

Assis Ramalho: Já pensa em uma possível reeleição em 2016?

Robson Leandro: Vamos pensar primeiro em 2015, para depois pensar em 2016.

Gostaria de lhe agradecer por ter me recebido, e deixo o espaço para sua consideraçoes finais desta entrevista.

Robson Leandro: Eu quero agradeceer mais uma vez a você, Assis, pelo espaço que me foi concedido através do seu blog, e quero desejar a todos os jatobaenses um ano novo com muita saúde, com muita paz e dizer a todos que estamos firme. Apesar de pessoas torcerem por nossa queda, eu estou firme e com os mesmos propósitos com os quais eu entrei. Muito obrigado e feliz ano novo pra você e para o meu povo de Jatobá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário