quarta-feira, janeiro 07, 2015

Jatobá: EREM de Itaparica encerra ano letivo de 2014 com Feira Literária

Fotos: EREM de Itaparica/Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Itaparica realizou o projeto Escola de Leitores. Nesta edição, o projeto trouxe como tema Literatura: uma expressão de Liberdade, relembrando os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil e seu contexto para discussão de ideologias contrárias à liberdade. O objetivo foi reconhecer a literatura como um meio de expressão para liberdade pessoal e social, que além de instigar o imaginário desperta o leitor para a leitura crítica da realidade.

Realizada no início de dezembro, a III Feira Literária envolveu os 402 estudantes da unidade para homenagear Ariano Suassuna com apresentações teatrais das obras do escritor, além da produção de cordéis sobre sua vida e sua obra. “A produção de cordel pelos estudantes, a partir dos livros lidos, foi o diferencial em relação aos anos anteriores. Com esta estratégia, o estudante pode estabelecer um verdadeiro diálogo com o autor e uma reflexão crítica e autônoma sobre o que foi lido. Além disso, todos os estudantes tiveram oficinas para a produção de cordel e ouviram cordelistas da região”, explicou a gestora da Escola, Regina Celi de Moraes Borges.

Outras obras clássicas da literatura brasileira do século 19, como O guarani, Iracema, A Escrava Isaura, a Moreninha e Dom Casmurro foram analisadas e interpretadas pelos alunos, que receberam a visita da comunidade e de outras escolas, incluindo os estudantes da educação infantil e fundamental do município, que contaram com o espaço infantil, voltado para contação de histórias.

“Durante estes três anos, o projeto desperta, incentiva e promove a leitura no âmbito escolar, estendendo esta prática à comunidade. O seu sucesso é constatado na análise dos resultados e na observação das atitudes em relação à leitura. O que antes era chato e enfadonho começa a ganhar destaque no cotidiano da Escola. É comum ouvir entre eles frases do tipo 'A leitura abre as mentes!'”, comemora Regina Celi.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário