segunda-feira, dezembro 29, 2014

Busca por avião da AirAsia é suspensa; a partir de amanhã, área de procura será ampliada

Aeronave que seguia da Indonésia para Cingapura com 162 passageiros a bordo está desaparecida desde domingo (Foto: Juni Kriswanto/AFP))

A busca pelo avião da AirAsia que desapareceu no domingo com 162 pessoas a bordo em um vôo que seguia a Indonésia para Cingapura terminou pelo segundo dia consecutivo. A partir desta terça (30) a área de procura será ampliada.

As equipes de busca e salvamento devem vasculhar as áreas ao sul da ilha de Bangka e ampliar a área de busca na parte oeste de Bornéu.

"Nossa principal conjectura é que o avião esteja no fundo do mar", afirmou Bambang Sulistyo, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate do país ao Dow Jones Neswire.

A afirmação de Sulistyo se deve ao trajeto da aeronave e sua última posição antes de desaparecer. Aeronaves e navios de quatro países participam das buscas pelo Airbus, com 15 barcos e 30 aviões. Sulistyo afirmou pode ser necessária ajuda adicional para uma eventual busca submarina.

Nesta segunda (29), o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, descartou as informações de que uma aeronave de vigilância australiana teria detectado alguns destroços que poderiam ser do voo.

O voo QZ8501 havia saído de Surabaia, na ilha indonésia de Java, e seguia para Cingapura. A aeronave desapareceu dos radares 40 minutos após a decolagem com 162 pessoas a bordo – 155 passageiros, incluindo 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de dois pilotos, quatro comissários de bordo e um mecânico.

"É inacreditável", afirmou o presidente da AirAsia, Tony Fernandes,durante uma coletiva de imprensa. "Nós esperamos que a aeronave seja encontrada rapidamente e que possamos descobrir a causa do que aconteceu."

Dezenas de familiares dos passageiros aguardam por notícias no aeroporto de Surabaia.

Aeronaves e navios de quatro países participam das buscas pelo Airbus, com 15 barcos e 30 aviões. Sulistyo afirmou que ajuda adicional pode ser necessária para uma eventual busca submarina.

Fonte: Último Segundo iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário