domingo, maio 25, 2014

25 de maio é o Dia do Trabalhador Rural: Blog de Assis Ramalho parabeniza todos os produtores rurais de Petrolândia e região


O homem do campo é figura importante na história e na economia brasileira. Existem no país 15,7 milhões de trabalhadores rurais segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBGE) de 2009. Homens e mulheres que retiram do campo a subsistência e renda. De proprietários de terras a trabalhadores formais e informais, o homem do campo, apesar da importância, enfrenta dificuldades que vão desde a falta de investimento público no ensino das áreas rurais à contaminação pelo uso de agrotóxicos nas lavouras.

Acompanhe alguns dados:

Agrotóxicos - Enquanto o mercado mundial de agroquímicos e fertilizantes movimenta US$ 80 bilhões por ano, estima-se que, neste período, mais de três milhões de pessoas sofrem intoxicação por agrotóxicos. Deste total, mais de 220 mil seres humanos morrem em conseqüência de doenças ou complicações decorrentes da ação de suas substâncias no organismo, afetando principalmente o nosso sistema neurológico. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), são um alerta para o problema, que tem ceifado a vida de nossos trabalhadores rurais e animais do campo.

Analfabetismo - Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. O analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária, de acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Representatividade - A Contag mantém parceria com 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e mais de 4.000 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que representam o homem do campo e luta pelo direito à terra e ao trabalho formal da classe (Fonte: Revista Ecológico)

 Notícias relacionadas(clique para ler)

>Petrolândia: Câmara do Coco promove reunião com produtores do município
>Câmara do Coco de Petrolândia convida produtores para reunião setorial na próxima terça-feira(12)
>Paraipaba pronta para processar água de coco em Petrolândia
>Petrolândia: Produtores de coco participam de Dia de Campo, no Projeto Apolônio Sales, abordando praga da mosca branca
>Produtores, técnicos e consultores de Petrolândia participam do II Encontro de Produtores de Coco, em Conde (BA)
>Petrolândia: Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco)
>Governador Eduardo Campos confere ao Município de Petrolândia o título de Capital Pernambucana de Coconicultura
>Baixo nível de represa preocupa produtores de Petrolândia (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário