sábado, fevereiro 01, 2014

Transposição das águas do Rio São Francisco têm 51% de obras concluídas após sete anos


Após sete anos de obras, a Transposição das águas do Rio São Francisco para cidades do Nordeste tem 51% de conclusão, segundo o ministro da Integração, Francisco Teixeira. De acordo com o governo federal, 12 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o abastecimento de água com a conclusão da obra. A transposição começou em 2007, avaliada em R$ 7 bilhões.

Segundo o ministro, a outra metade da obra será concluída até dezembro de 2015. “Nós temos condições de avançar, no mínimo, 25% esse ano de 2014 e mais 25% em 2015. Como está tudo contratado e tudo com ordem de serviço dada, é perfeitamente compatível o nosso planejamento de ter o empreendimento pronto no final de 2015”, disse Francisco Teixeira. O ministro visitou o canteiro de obras no interior do Ceará nesta sexta-feira (31) junto com o governador do Estado, Cid Gomes.

O governador Cid Gomes afirmou que a água do São Francisco deve chegar ao Ceará antes do fim da conclusão da obra. “Ao Ceará ela [a água do rio] chega antes. Quando ficar pronta a elevatória 3, em Salgueiro (Pernambuco)”, disse Cid Gomes.

G1 CE