quinta-feira, janeiro 23, 2014

Serra Talhada-PE: Focos de infestação por Aedes Aegypti atingem o triplo do recomendado pelo Ministério da Saúde

Após último levantamento, o resultado indica 11,8% de focos do mosquito em Serra Talhada. Ministério da Saúde informa que depois de 4% há risco de surto da doença

No último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), o resultado indicou a existência de 11,8% de focos de infestação do mosquito em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Porém, o indicado pelo Ministério da Saúde é de até 4%. Após este percentual sugerido, há grande risco de surto da doença.

A prefeitura informou que 38 agentes combatem à dengue e outras endemias no município, realizando visitas aos moradores. Em uma das residências, foram encontrados 17 focos. “A cada 100 casas inspecionadas, 12 têm foco do mosquito. E se estratificar por bairro, em alguns, a cada 100 casas, 20 têm focos”, contou Aron Araújo, gerente de Vigilância em Saúde do município.

Por conta de casos como estes, os funcionários informam os cuidados a serem tomados. A orientação mais importante é tampar todos os utensílios com água parada, de garrafas a reservatórios; outro é cobrir pneus ou objetos que retenham água. Em paralelo, o governo de Serra Talhada informou ainda que está recolhendo lixo e pneus espalhados pela cidade.

Noticia relacionada(clique para ler)
>Petrolândia: Moradora do Projeto Apolônio Sales solicita atendimento à comunidade por Agente de Endemias no combate à dengue

Fonte: G1 PE