quarta-feira, janeiro 15, 2014

Governo de Pernambuco vai ajudar na recuperação do Centro Cultural Lia de Itamaracá

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, comprometeu-se na reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Praia das Jaguaribe, em Itamaracá, que desabou, na última quinta-feira em virtude das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife. Lia foi recebida na tarde dessa segunda-feira (13), na Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e pelo secretário executivo de Articulação Política da Casa Civil, Yves Ribeiro.

O centro, criado pela própria cirandeira em 2006, funciona como um espaço de encontros culturais, recebendo, além da tradicional Ciranda de Lia, um leque de atividades socioculturais gratuitas, a exemplo de oficinas de percussão e de confecção de instrumentos, cerâmica artesanal e shows de artistas locais, entre outros. No final do ano passado, Lia foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, já foi destacado um engenheiro para realizar uma avaliação no local e presentar um projeto que resgate o espaço que Lia utiliza para suas apresentações e outras atividades socioculturais. “Recuperar esse espaço é mais que uma obrigação do Governo do Estado por tudo que Lia de Itamaracá representa no cenário cultural pernambucano”, afirmou.

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco
Núcleo de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário