terça-feira, dezembro 03, 2013

Estudante de Pesqueira conquista ouro no salto em distância da Paraolimpíada Escolar em São Paulo


Força, superação, determinação e amor à vida. Essas são as palavras que definem o estudante, Josenilson Lima, de 17 anos, atleta paraolímpico que conquistou a medalha de ouro na pista de atletismo da Paraolimpíada Escolar, disputada no Ibirapuera, São Paulo.

Josenilson é aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Elizeu Araújo, localizada em Pesqueira, a 215 km do Recife. Começou a praticar o esporte olímpico com o salto à distância, no ano de 2010, em sua cidade, desde então Josenilson vem disputando campeonatos. Foi campeão Pernambucano e Municipal este ano.

Após o acidente de moto em 2012, que o fez perder a perna direita, o estudante não se deixou intimidar e resolveu disputar o campeonato Nacional de atletismo, participando pela primeira vez de um concurso em nível nacional. Com um salto de 2,82m, classe T42, conquistou a medalha de ouro, feito não esperado pelo atleta. “Treinei muito, mas não esperava ganhar em primeiro lugar. Estou feliz e me sentindo realizado, nunca pensei em desistir e quero conseguir me destacar ainda mais no esporte para que um dia possa ser reconhecido mundialmente”, diz o estudante.

A Escola Elizeu Araújo desenvolve atividades esportivas através do projeto Atleta na Escola, incentivando seus alunos para que participem de campeonatos municipais. Exemplos são o 2º lugar no Campeonato de Futebol de Pesqueira e o 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica. “Estamos muito felizes em poder ter a oportunidade de incentivar nossos estudantes na prática de esportes, e a vitória de Josenilson é um motivo de muita alegria, principalmente em ver como nossos alunos estão se destacando”, comenta a gestora da escola, Magally Mascarenhas.

Secretaria de Educação de Pernambuco

Um comentário: