quinta-feira, novembro 21, 2013

Governo do Estado investe em projetos ambientais e em atividade sustentáveis


Atingindo a marca histórica de R$ 218 milhões captados para compensação e preservação ambiental, o Governo de Pernambuco investiu na promoção da sustentabilidade e na criação de 80 Unidades de Conservação (UC’s) nos mais distintos ecossistemas, do litoral ao Sertão, garantindo a proteção de manguezais, restingas, Mata Atlântica e do bioma caatinga.

Atualmente, 9.600 hectares de mangue, restinga e Mata Atlântica estão sendo recuperados e preservados. Em 2012, em Bita e Utinga, na região de Suape, foi criada a maior Unidade de Conservação de Mata Atlântica do Estado, com cerca de 2.500 hectares. Outras três (UC’s) serão implantadas até o final deste ano, somando mais 4 mil hectares, o que totaliza 6.500 hectares, apenas de Mata Atlântica.

Em sete anos, ações na área de meio ambiente, a exemplo da despoluição de rios, e das chamadas mata ciliares ajudaram a proteger mananciais estratégicos dentro do sistema fluvial, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos. O planejamento foi idealizado tomando como referencia modelos de desenvolvimento sustentáveis, incluindo a proteção dos recursos hídricos, educação ambiental, proteção da biodiversidade, equilíbrio climático, segurança alimentar e energética, e a geração de renda com atividades econômicas sustentáveis para as comunidades que dependem desses ecossistemas.

O projeto de engorda da faixa de área no litoral do Grande Recife já foi iniciado nas praias de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, devendo chegar ao Recife e Olinda, contendo o processo de erosão em toda orla dos quatro municípios numa parceria com o Governo Federal.

Em Fernando de Noronha, o Governo também deu um passo pioneiro no Nordeste, por meio do projeto Noronha Carbono-Neutro, como uma forma de compensar a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. Estas ações fazem parte da mais nova campanha institucional aprovada pela Secretaria da Casa Civil, que responde pela comunicação institucional do Governo Estadual. 

Assista ao Vídeo:http://bit.ly/1c5GIhb

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco
Núcleo de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário