quarta-feira, outubro 16, 2013

Tacaratu: 5ª Festa das Crianças, em memória de Mãe Santa, é realizada no Tacaratu Social Clube


João Cesar de Mãe Santa; De São Paulo para fazer a festa da garotada em Tacaratu(Fotos: Assis Ramalho)

João Cesar e o patrão amigo

Os palhaços Fubica e Farofa fizeram a festa das crianças


Equipe de apoio da 5ª Festa Da Criança de Tacaratu

No domingo passado, dia 13, foi realizada em Tacaratu, Sertão de Pernambuco, a 5ª Festa das Crianças, no Tacaratu Social Clube. O evento teve início por volta das 15 horas e se estendeu até o começo da noite.

A festa foi prestigiada por grande número de crianças que, acompanhadas de seus pais, se divertiram em diversos brinquedos, saborearam guloseimas, como sorvetes e pipocas, no evento animado pelos palhaços Fubica e Farofa.

A Festa das Crianças foi idealizada por João César para homenagear sua mãe, Benedita Joaquina dos Santos, parteira e benzedeira conhecida como Mãe Santa, que prestimosamente serviu a comunidade de Tacaratu durante toda sua vida.

João César é natural de Tacaratu, mas há 26 anos reside em São Paulo. João César trouxe quatro amigos de São Paulo para participarem da 5ª Festa das Crianças, que aproveitaram também para conhecer a região do Sertão de Itaparica.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho, presente ao evento, entrevistou João César, que falou sobre a ideia de realizar anualmente a festa para a criançada de Tacaratu.

João César diz que a ideia surgiu após a perda de sua mãe, Dona Santa, que amava muito as crianças. A partir daí, ele resolveu criar esse evento para manter viva a memória dela na cidade de Tacaratu.

João César afirma também que, certo dia, rezando aos pés da imagem da Padroeira, Nossa Senhora da Saúde, na Igreja de Tacaratu, pediu à Nossa Senhora que só lhe dê alguma coisa enquanto ele estiver com a vontade de dividir com os outros. No dia em que ele sentir egoísmo, vontade de ter as coisas só para si, ela pode parar de agraciá-lo. 

Confira abaixo a entrevista:

Blog de Assis Ramalho: Como surgiu a ideia de realizar anualmente essa bonita festa para as crianças de Tacaratu?

João Cesar: A ideia surgiu a partir de um momento triste da minha vida, que foi a perda da minha mãe, que amava as crianças de uma forma intensa. Pensando nisso, eu resolvi criar alguma coisa para manter a memória dela viva, aqui na cidade de Tacaratu, e resolvi fazer anualmente a Festa das Crianças, que já é feita pelo quinto ano. Eu também resolvi fazer isso porque eu acredito que mudando a vida de uma criança, se consegue mudar o futuro daquela criança, através de um lazer, um carinho, uma esperança, e com certeza ela vai levar isso dentro de si para o futuro da sua vida. 

Blog de Assis Ramalho: Normalmente, as pessoas do interior, que saem para outras regiões, quando se dão bem na vida, dificilmente se lembram das suas origens e, muito menos, de retribuir algo em benefício da sua cidade. E você, contrariando isso, anualmente está aqui, fazendo a alegria da criançada e revendo parentes e amigos.

João Cesar: Assis, eu jamais vou esquecer a minha terra e Deus tem sido muito bom comigo, através do meu sucesso, que eu tive em São Paulo, através do meu trabalho e da minha competência, e isso eu agradeço à minha mãe, que me ensinou como eu deveria proceder com as coisas e com as pessoas no mundo lá fora. Então, eu não vou jamais esquecer as minhas origens e procuro retribuir dessa forma. Um dia eu rezando aos pés de Nossa Senhora da Saúde, dentro da Igreja de Tacaratu, fui bem claro com Nossa Senhora. Eu pedi que ela só me desse as coisas enquanto eu estiver com a vontade de dividir com os outros, porque no dia em que eu tiver o egoísmo de ter as coisas só para mim, ela pode parar de me dar. Essa promessa que eu fiz com a santa, eu pretendo cumprir.

Blog de Assis Ramalho: E você ainda traz amigos de São Paulo para prestigiar essa bonita festa...

João Cesar: Eu trouxe de São Paulo o diretor comercial da empresa em que eu trabalho, Mário Gabriel, que lá é meu patrão, mas aqui é meu amigo e lá também é meu amigo. Também eu trouxe outros amigos que, graças a Deus, são empresários bem sucedidos. Tem o Giba, por exemplo, que tem casas de eventos em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Para que você tenha uma ideia, a Revista Caras já foi lá tirar fotos e fazer matéria da fazenda dele. Enfim, são todas pessoas fantásticas com quem fizemos uma grande amizade, independente do lado social, do lado financeiro. Ele já veio no ano passado, gostou, e este ano veio e trouxe mais dois amigos. Eu até já brinquei com ele, dizendo que se "nos próximos anos ele continuar trazendo tantos velhos, eu vou ter que também fazer a festa da terceira idade", disse, em tom de brincadeira.

Blog de Assis Ramalho: A quinta Festa das Crianças é esta maravilha, que nós estamos vendo aqui. E a sexta festa, no próximo ano, está garantida?

João Cesar: Com certeza, está garantida. Não só a sexta, como a sétima, a oitava... É aquilo que eu falei pra você: enquanto Deus e Nossa Senhora me derem, a minha intenção é dividir. Com isso, eu acredito que assim vamos fazer a sexta, a sétima e eu quero novamente você aqui, Assis Ramalho, que é essa grande figura de Petrolândia que eu tive o prazer de conhecer, através do meu amigo Paulinho Saravá, que me apresentou a você. A partir de agora, eu quero você engajado todos os anos nestes eventos. Também quero lhe agradecer por você ter nos dado toda a assistência, quando estivemos na semana passada em Petrolândia, onde, inclusive, fizemos visita ao Mirante da Serrota, de onde presenciamos aquela visão maravilhosa da cidade. Então, as portas estarão sempre abertas para você, com seu blog que é visto por todos nós, lá em São Paulo. Então, agradeço a todos e, se Deus quiser, eu estarei de volta em janeiro, quando devo vir prestigiar a Festa de Nossa Senhora da Saúde (Padroeira de Tacaratu). Até lá, se Deus quiser!

Para ver todas as fotos, clique aqui>Festa das Crianças em Tacaratu (13/10/13)

Lucinha e Paulo Saravá, do Bar Água na Boca de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário