terça-feira, julho 09, 2013

Mantenha a Carteira de Vacinação em dia para a JMJ Rio2013

Além da preparação espiritual e formativa, os voluntários e peregrinos da JMJ Rio2013 são convidados também a cuidar da sua saúde para encontrar-se em julho com o Papa Francisco e os peregrinos do mundo todo. Uma das dicas é atualizar a sua carteira de vacinação, inclusive com as doses contra doenças que já foram controladas no Brasil, como o sarampo. A medida não é obrigatória para participar da Jornada, mas é aconselhada.

As vacinas recomendadas para um “jovem adulto”, segundo orientações do Ministério da Saúde do Brasil são: Hepatite B(três doses e sem reforço periódico), Tríplice Viral (MMR – Sarampo, caxumba e rubéola – dose única e sem reforço), Anti-tetânica (dT - três doses, com reforço a cada dez anos), Febre Amarela (recomendada para aqueles que viajarão também para o interior do País)



Segundo o responsável pelos voluntários da JMJ Rio2013 da área da saúde, Pedro Spineti, as instruções visam proteger o bem-estar dos jovens, especialmente os voluntários da área de saúde, que somam três mil entre os selecionados. “Os profissionais dessa área estarão em contato com peregrinos vindos do mundo todo, inclusive de locais que sofrem algumas epidemias. A grande preocupação é com o sarampo que, controlado no Brasil há muito tempo, pode atingir brasileiros que não estão protegidos com a tríplice viral, por exemplo”, afirmou.

O Brasil não exige comprovante de vacinação para os viajantes, mas é importante que também os peregrinos e voluntários estrangeiros possam estar imunes através da vacinação em seus países. Os peregrinos e voluntários de outros países podem saber mais sobre o assunto no site da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para ver o calendário de vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) do Brasil, clique aqui>Calendário de Vacinas

Fonte: Rio 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário