terça-feira, novembro 27, 2012

Assis Ramalho entrevista Deputado Rodrigo Novaes durante visita a Petrolândia

Deputado Rodrigo Novaes e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de PE,
Ranilson Ramos (Foto: Assis Ramalho)

Na quinta-feira passada (22), Petrolândia recebeu a visita do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, que veio acompanhado do Deputado Estadual Rodrigo Novaes.

O objetivo da visita foi instalar o 11º polo de distribuição de milho para pequenos agricultores cadastrados em quatro municípios da região (Jatobá, Tacaratu e Inajá, além de Petrolândia), fornecido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), órgão ligado ao governo federal.
Durante a instalação do polo que vai funcionar em Petrolândia no Parque de Vaquejada João Pernambuco, a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista com o deputado florestano Rodrigo Novaes.

Na entrevista, o deputado comenta o drama e o sofrimento dos sertanejos com a seca, fala sobre a liberação de R$ 50 milhões, através do governo do estado, para perfuração de poços artesianos, dos desafios do seu mandato, principalmente neste período de estiagem e do resultado da eleição municipal de Floresta.

Acompanhe abaixo os tópicos da matéria:

Sobre o motivo da vinda a Petrolândia e cidades circunvizinhas junto com o Secretário Ranilson Ramos:
"Ontem (21/11) estivemos em Arcoverde, hoje estamos em Petrolândia, Vamos ainda em Inajá, Ibimirim, Floresta e Belém de São Francisco. A gente vai ter ações importantes, como é o caso de perfurações de poços artesianos, liberações de horas/máquinas, e tudo isso vai ser feito e liberado imediatamente, para que a gente possa melhorar também o abastecimento de água nos assentamentos  e nas fazendas mais distantes. Através de recursos do governo federal, vai ser melhorado o abastecimento nas áreas mais difíceis de ter água. Então a gente vai cuidar através do recurso federal do abastecimento das sedes das cidades e, aqui em Pernambuco, o governo do estado tem sido muito sensível pra poder, também, suprir à demanda na zona rural. Então hoje a gente vem aqui a Petrolândia ver o local do depósito, onde vai ser oferecido o milho subsidiado para o produtor, já que o pasto está completamente escasso, e isso vai fazer com que a gente dê um pouco mais de tranquilidade para estes produtores".

Deputado fala sobre a liberação de dinheiro através do governo do estado para perfurações de poços artesianos: 
"Tem a liberação de R$ 50 milhões, disponibilizado do governo do estado para o programa específico de perfurações de poços artesianos. Eu tenho dito sempre que o  poço artesiano é o que traz independência ao povo do sertão. Quem tem um poço com água, tem condições de se programar para que o seu rebanho fique seguro e também a água para o abastecimento de sua casa. Então tudo isso é muito importante e o secretário Ranilson Ramos tem dado toda a atenção à nossa região e hoje está aqui pra anunciar ações importantes. Mas a gente que conhece a dor do sertanejo, como você sabe, não dá pra achar que essas ações vão suprir completamente os nossos problemas que são antigos, são problemas centenários que merecem ações permanentes. E é isso que eu tenho discutido lá: que, quando as chuvas chegarem, a gente tem que continuar com as ações permanentes para melhorar cada vez mais a situação do nosso povo com o problema da seca".
  
A reportagem do Blog quis saber sobre os desafios do seu mandato neste período de seca: 
''Eu acho que a gente vem lutando pela maior bandeira do nosso mandato, que é o desenvolvimento da nossa região, tanto o social quanto o econômico. E não há como a gente falar de desenvolvimento social e econômico se a gente vive neste drama de seca ano sim, ano não, seca de cinco em cinco anos, de sete em sete anos, e a gente ter sempre que enfrentar esse problema que é a falta dágua que nós temos enfrentado agora. Então a gente primeiro tem que superar essa questão. Tem aí a obra da Transposição, que já saiu do papel, mas realmente está em marcha lenta. É preciso voltar a tocar a obra da Transposição. A gente precisa melhorar a estrutura hídrica, melhorar a nossa capacidade de armazenamento d'água, a gente não pode achar que o problema da seca é a (falta de) chuva. (Contra) o problema da seca, a Natureza já nos ensinou, que é preciso ter investimento na capacidade de armazenamento d'água, porque a gente olhando para esse lago de Itaparica, a gente vê que tem água em abundância. A gente precisa criar os mecanismos de produção e comercialização, para que agente possa melhorar a vida de nossa gente. Assis, meu pai (Vital Novaes) foi deputado, meus tios também, e todos foram lutadores desde aquela época, há 30, 40, 50 anos atrás. A gente tem registro da primeira seca já no século XVI. Então é preciso que a gente enfrente isso pra que a gente saia desse momento crítico de cabeça erguida, com mais dignidade, com mais força, para que a gente possa, de uma vez por todas, alavancar o desenvolvimento do sertão, porque não há como falar do desenvolvimento do sertão sem falar do desenvolvimento da agricultura".

Perguntado sobre o que achou do resultado da eleição municipal de 07 de outubro em Floresta o deputado falou:
''A gente ficou muito satisfeito. Ganhamos a eleição. A gente enfrenta em Floresta um grupo forte, um grupo que passou 32 anos no poder. A gente ganhou a eleição em 2008 e eu era o vice-prefeito, mas depois saímos como candidato a deputado e conseguimos alcançar a vitória. E agora, mais uma vez, vencemos, com a nossa prefeita Rorró e o nosso vice-prefeito Rinaldo Novaes. Com isso eu fiquei satisfeito, fiquei feliz porque as pessoas estão entendendo que o processo de transformação porque passa o nosso município e a gente conseguiu alcançar a vitória. E agora eu faço voto para que agente consiga dar continuidade a esse trabalho, porque a vitória, por si só, não nos deixa felizes, porque o mais importante é que a gente possa implementar ações importantes, para que a gente continue tendo o reconhecimento da população, através de muito trabalho, de dedicação e sempre servindo como interlocutor  do governo do estado conseguindo recursos, e benfeitorias, para que a gente possa viver melhor. Então eu fiquei muito feliz com o resultado da eleição, mas é grande a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho''.

Agradecimentos:
''Obrigado a você, Assis, é sempre uma satisfação atender vocês. Eu estou sempre à disposição. Meu mandato está lá, quero dizer que o meu gabinete está sempre de portas abertas e sempre servindo o povo sertanejo. Obrigado".

Para ler a entrevista concedida por Ranilson Ramos ao Blog de Assis Ramalho, clique no atalho abaixo:
Clique>Em entrevista ao Blog, Ranilson Ramos fala da distribuição de milho para pequenos agricultores

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário